Rhetorical organization of UNILAB'S master's abstracts

a look from ABNT NBR 6028

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.07

Keywords:

Abstract genre, Rhetorical moves, ABNT NBR 6028

Abstract

This work aims to reveal the rhetorical movements present in summaries of the Graduate courses offered by the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony – UNILAB that did not follow the minimum or maximum of words proposed by NBR 6028:2021 (which is 150 and 500 words, respectively). In view of this, in this article, we will refer to the standardization guidelines of UNILAB, as well as to the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) itself, especially NBR 6028, which establishes the requirements for writing and presenting abstracts, and to the researchers who contributed to the definition, study and structuring of abstracts, namely: John Swales (2012), Rodrigues (1998), Santos (1995), Motta-Roth and Hendges (2010), and, Ramos (2011), from whom we will also use his model of rhetorical organization, as well as based on Swales (1990, 2004, 2012), author who is a reference in any and all work that involves the analysis of genres in the sociorhetorical approach. Our corpus consists of 13 papers with less than 150 words in the writing of the abstract and 20 abstracts with more than 500 words, that is, 33 abstracts, therefore, we will use a quantitative-qualitative methodology. The results reveal that abstracts with less than 150 words do not present all rhetorical movements, while those with more than 500 words, the rhetorical movements of the Ramos (2011) model appear in greater quantity. Therefore, although the abstracts did not meet the minimum proposed by NBR 6028:2021 (which is 150 words), they followed UNILAB's standardization guidelines.

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Author Biographies

Adriely Clemente, Unilab

Mestranda em Estudos da Linguagem (MEL-UNILAB). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB). Professora na Rede Estadual, CREDE 1.

olavo grantizado, UNILAB

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC). É Professor efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando no Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/UNILAB) e no Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLIN/UNILAB). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILAB (2020-2022), Gerente da Divisão de Projetos Institucionais da PROPPG (2019) e Assessor Especial da Reitoria da UNILAB (2019-2020). É líder do Grupo de Pesquisa em Textos, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB) e coordenou o Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o ENEM (PROENEM/UNILAB). É autor de diversas coleções didáticas e paradidáticas, incluindo: "Produzindo Textos: Teoria e Prática", voltada para os anos finais do ensino fundamental, oferecendo uma abordagem prática e teórica para o ensino de redação; "Avança SAEB: Língua Portuguesa", destinada ao 2, 5 e 9 anos do ensino fundamental, que trabalha as habilidades da BNCC de forma progressiva; "Saberes Transversais", que aborda temas contemporâneos como saúde, meio ambiente, cidadania e educação financeira por meio de textos literários e informativos; "Todas as Áreas", uma coleção de livros paradidáticos que oferece conteúdos específicos de diversas disciplinas de maneira lúdica e interdisciplinar, por meio de poemas, contos, romance e crônicas; "Consolidando Habilidades: Língua Portuguesa", focada na recuperação de aprendizagem e na consolidação de habilidades dos alunos; e "Super-Revisão SAEB: Língua Portuguesa e Matemática", que proporciona uma revisão aprofundada para preparar os alunos para avaliações externas como o SAEB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas Discursivas e estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, coerência/coesão, movimentos retóricos, gêneros textuais, ensino interdisciplinar, discurso político, método científico e produção textual. Também tem experiência em ações de inovação tecnológica e empreendedorismo, com ênfase em planejamento estratégico, construção de plano de negócios e validação de negócios.

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Published

2025-08-18

How to Cite

CLEMENTE, Adriely; GRANTIZADO, Olavo.
Rhetorical organization of UNILAB’S master’s abstracts: a look from ABNT NBR 6028
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 01–16, 18 Aug. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/26025. Acesso em: 11 oct. 2025.