Língua, cultura e identidade: fronteiras entre línguas nos dizeres de um imigrante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.05

Palavras-chave:

Heterogeneidade enunciativa, Imigração japonesa, Identidade nipo-brasileira

Resumo

Este trabalho analisa como a língua japonesa emerge em interações verbais orais em português brasileiro de um sujeito imigrante japonês, tomando como corpus o documentário As Lentes de Kenji (2008), que homenageia o fotógrafo Kenji Ueta, imigrante japonês radicado em Maringá. Com base na teoria das heterogeneidades enunciativas, de Authier-Revuz (1990; 1998; 2004; 2007), investigamos como o sujeito mobiliza a língua japonesa (e, consequentemente, a cultura japonesa) em sua enunciação, buscando compreender como o sujeito transita entre fronteiras linguísticas e culturais na sua construção enquanto sujeito imigrante e na sua circulação por identidades – no sentido de Hall (2006). Para tanto, foram selecionados e transcritos, de acordo com as normas do NURC descritas por Castilho (2014), momentos em que o sujeito é flagrado transitando entre línguas. Foi realizada uma análise qualitativa desses momentos, a fim de descrever os usos do japonês no dizer do sujeito e compreender os pontos de heterogeneidade mostrada que emergem em sua fala. Os resultados indicam que essas emergências se configuram como marcas discursivas que mostram um sujeito cindido entre línguas e culturas e pela dupla nacionalidade nipo-brasileira. Assim, ao recorrer ao japonês para expressar suas experiências e práticas, o sujeito reafirma suas identidades nipo-brasileira, articulando-se discursivamente entre duas tradições linguísticas e culturais.

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Biografia do Autor

Gabriela Fujita, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) na área de Descrição Linguística. Graduada em Licenciatura em Letras-Português pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Durante a graduação, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa (RP) e também do Programa de Iniciação Científica (PIC). Atualmente, participa do grupo de pesquisa HLinFU - Grupo História da Língua e Formação Urbana e do projeto de extensão Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Língua (LEAL).

Cristiane Carneiro Capristano, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Metrado em Estudos Linguísticos e Graduação em Letras (Português/Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi mãe e esteve em Licença Maternidade no período 05/2014 a 11/2014. Atualmente, é professora Associada (Nível C) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada ao Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE - UEM). Foi coordenadora adjunta e coordenadora do mesmo programa entre 2019-2022. Desde 2010, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "GPLEC - Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita da Criança", vice-líder, desde 2016, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Práticas de leitura e escrita em português língua materna" e integrante, desde 2001, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a linguagem". Trabalhou como editora da Acta Scientiarum: Language and Culture, da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas com ênfase nos temas: escrita, escrita infantil, ensino e aprendizagem de línguas, relação ortografia e fonologia, letramento.

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

FUJITA, Gabriela; CARNEIRO CAPRISTANO, Cristiane.
Língua, cultura e identidade: fronteiras entre línguas nos dizeres de um imigrante
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 1–22, 15 Jul 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/26069. Acesso em: 16 ago 2025.