Avaliação Experimental com Teste Cloze

Impacto de uma Intervenção Pedagógica na Compreensão Leitora no IFMT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.12

Palavras-chave:

Compreensão Leitora, Teste Cloze, Intervenção Pedagógica, Mediação de Leitura, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo investiga o nível de compreensão leitora de estudantes ingressantes do Ensino Médio integrado do IFMT - Campus Barra do Garças e avalia a eficácia de um programa de intervenção pedagógica. Trata-se de uma pesquisa experimental explicativa, com abordagem quanti-qualitativa, envolvendo 54 estudantes divididos em Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). Aplicou-se um pré-teste e pós-teste utilizando o Teste Cloze, o Teste Verbal de Inteligência (V-47), a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e produção de redações. O GE participou do Programa de Promoção da Compreensão Leitora (PPCL). Os resultados indicaram que, embora ambos os grupos tenham evoluído, o GE obteve avanços significativamente superiores no pós-teste, migrando do nível instrucional para o independente no Teste Cloze e melhorando seu desempenho na produção textual e no raciocínio verbal. Conclui-se que a mediação sistemática, centrada em estratégias de leitura, mostrou-se eficaz para o desenvolvimento da compreensão leitora, superando barreiras como a falta de tempo e a frágil base familiar de leitura. O estudo evidencia a necessidade de políticas pedagógicas que incluam intervenções estruturadas para a formação de leitores críticos e autônomos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RENATA FRANCISCA FERREIRA LOPES, Instituto Federal de Mato Grosso - Barra do Garças

Mestra em Educação pela UFMT, com especialização em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade pela PUC-RS, e em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela FAEL. Licenciada em Letras – Português/Inglês pela UEG. Atua no ensino de Língua Inglesa, em projetos de leitura e interculturalidade, com experiência em gestão acadêmica, pesquisa e relações internacionais desde 2015. Atualmente exerce a função de diretora-geral de campus e realiza trabalho voluntário na organização AFS Intercultura Brasil desde 2016.

MICHELLE MITTELSTEDT DEVIDES, Instituto Federal de Mato Grosso - Barra do Garças

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), mestrado em Letras pela Universidade de Marília (2015) e Doutorado em Letras pela UNESP - Assis (2022). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do IFMT - Campus Barra do Garças.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BORMUTH, John R. An operational definition of comprehension instruction. In: CARROLL, John B.; DAVIES, Philip (Org.). Reading: What the research says to the teacher. Yearbook of the National Society for the Study of Education, Part II. Chicago: University of Chicago Press, 1968. p. 79–102.

CHOMSKY, Noam. Syntactic Structures. The Hague: Mouton, 1957.

FIGUEIREDO, Raimundo de. Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Lello & Irmão, 1913.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 1998.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 4. ed. São Paulo: IPL, 2016. Disponível em: [http://www.prolivro.org.br/5a-edicao-da-pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil/]. Acesso em: 19 ago. 2025.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retratos das desigualdades de gênero e raça. Brasília: IPEA, 2017.

KLEIMAN, Ângela B. O texto na sala de aula: leitura, produção, co-autoria. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2016a.

KLEIMAN, Ângela B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Campinas: Mercado de Letras, 2016b.

KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

KRUSZIELSKI, M.; SANTOS, M. A.; SILVA, R. M. Validação do teste Cloze como instrumento de avaliação da compreensão leitora. Revista Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p. 32–40, 2016.

LEAL, Telma Ferraz; MELO, Lílian de. A leitura como prática social: implicações para o ensino. Revista Educação em Questão, Natal, v. 26, n. 14, p. 7–26, 2006.

LURIA, Alexander R. Pensamento e linguagem. Tradução de Maria do Rosário S. de Alencar. Petrópolis: Vozes, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2012.

PISA – Programme for International Student Assessment. Relatório Brasil. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 2015. Disponível em: [https://www.oecd.org/pisa/]. Acesso em: 19 ago. 2025.

SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Relatório Nacional de Resultados. Brasília: INEP, 2017.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: o conhecimento psicológico necessário ao professor. São Paulo: Cortez, 2010.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

FERREIRA LOPES, RENATA FRANCISCA; MITTELSTEDT DEVIDES, MICHELLE.
Avaliação Experimental com Teste Cloze: Impacto de uma Intervenção Pedagógica na Compreensão Leitora no IFMT
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 01–15, 27 Ago 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/27412. Acesso em: 11 out 2025.