Avaliação Experimental com Teste Cloze
Impacto de uma Intervenção Pedagógica na Compreensão Leitora no IFMT
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.12Palavras-chave:
Compreensão Leitora, Teste Cloze, Intervenção Pedagógica, Mediação de Leitura, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo investiga o nível de compreensão leitora de estudantes ingressantes do Ensino Médio integrado do IFMT - Campus Barra do Garças e avalia a eficácia de um programa de intervenção pedagógica. Trata-se de uma pesquisa experimental explicativa, com abordagem quanti-qualitativa, envolvendo 54 estudantes divididos em Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). Aplicou-se um pré-teste e pós-teste utilizando o Teste Cloze, o Teste Verbal de Inteligência (V-47), a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e produção de redações. O GE participou do Programa de Promoção da Compreensão Leitora (PPCL). Os resultados indicaram que, embora ambos os grupos tenham evoluído, o GE obteve avanços significativamente superiores no pós-teste, migrando do nível instrucional para o independente no Teste Cloze e melhorando seu desempenho na produção textual e no raciocínio verbal. Conclui-se que a mediação sistemática, centrada em estratégias de leitura, mostrou-se eficaz para o desenvolvimento da compreensão leitora, superando barreiras como a falta de tempo e a frágil base familiar de leitura. O estudo evidencia a necessidade de políticas pedagógicas que incluam intervenções estruturadas para a formação de leitores críticos e autônomos.
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