A INSERÇÃO DA MÍDIA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS

Autores

  • Simone Dália de Gusmão Aranha
  • Iolanda Paula de Lima Brito Mata

Resumo

O avanço das tecnologias de comunicação e informação viabilizou a propagação da internet, e, por consequência, ampliou os atos comunicativos. Tais mudanças possibilitaram o surgimento de múltiplas linguagens, que, embora estejam sempre presentes nas vivências diárias dos alunos, não costumam ser abordadas em sala de aula. À luz dos estudos atuais sobre letramentos, e tendo como corpus registros de comentários de alunos sobre o tema em foco, este estudo discute acerca práticas pedagógicas, entrelaçando o campo Mídia-Educação. Defendemos a tese de que conteúdos midiáticos podem ser inseridos em propostas pedagógicas, que estejam alicerçadas nas demandas efetivas de práticas sociais de leitura e de escrita (os letramentos). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

ARANHA, Simone Dália de Gusmão; MATA, Iolanda Paula de Lima Brito.
A INSERÇÃO DA MÍDIA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 96–112, 1 Out 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7678. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Seção Livre