APRENDIZAGEM INTERCULTURAL DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL A PARTIR DA REDE SOCIAL TANDEM
Abstract
O ensino de línguas na contemporaneidade é marcado pelas transformações que permeiam a esfera social, educacional e digital, influenciando diretamente no comportamento da sociedade e na forma como se ensina e aprende uma língua adicional. Assim, com o advento e expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, o acesso à internet e aos recursos provenientes dela, o currículo escolar e as práticas docentes ganham novas perspectivas no modo de ensinar e no de aprender, numa sociedade que aprende e se desenvolve. Neste horizonte, pensando em conectar os inúmeros recursos, que são disponibilizados, nós professores podemos colocar a nossa disposição o smartphone, minimizando assim, este lugar de inimigo que ele recebe, dentro da sala de aula. Dessa forma, neste artigo temos como objetivo contribuir com o desenvolvimento de estudos sobre a utilização das tecnologias digitais, aplicativos ou redes sociais, como ferramenta didática mediadora no processo de ensino e aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, da língua estudada, em nosso caso do espanhol a partir da rede social Tandem, pensando em uma perspectiva intercultural, uma vez que ao trazer para as aulas os aspectos culturais os professores poderão constituir uma aprendizagem significativa utilizando-se da linguagem de rede, pois língua e cultura formam somente um bloco e não podem ser separados. Para isso, utilizamos como parte do arcabouço teórico Almeida Filho (1993), Veen e Wraking (2009), Moran (2013) e outros que corroboram com nossas discussões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.