CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM QUE NORTEIAM O TRABALHO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Neste artigo, colocamos em discussão as concepções de linguagem que orientam o trabalho com a língua materna, mais precisamente a Língua Portuguesa, em duas escolas da rede pública de Ensino Médio situadas na região do Cariri cearense. Nosso objetivo é observar como tais concepções podem promover (ou não) o desenvolvimento da competência comunicativa/discursiva dos estudantes. Para isso, aplicamos um questionário individual aos professores selecionados e analisamos os dados obtidos à luz dos postulados de Antunes (2003, 2007, 2014), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), dentre outros, acerca das concepções de linguagem e competência comunicativa/discursiva. Verificamos que, nas falas dos professores selecionados para esta pesquisa, predomina a concepção de linguagem como forma de interação. Compreendemos que tal perspectiva é essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas/discursivas dos discentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.