Terminodidática e desenvolvimento da compreensão leitora por meio do estudo das terminologias em artigos de divulgação científica

Authors

  • Lígia Fabiana de Souza Silva Universidade de São Paulo

Keywords:

Terminologia, Ensino do Léxico, Textos de Divulgação Científica

Abstract

 

Resumo: Este artigo pretende analisar de que maneira o ensino sistematizado do léxico, especialmente dos conhecimentos acerca de Terminologia, auxilia significativamente no desenvolvimento da competência leitora de estudantes do Ensino Fundamental. O termo terminodidática, utilizado por BARBOSA (2009), refere-se justamente ao ensino de Terminologia e suas implicações no domínio discursivo dos usuários da língua. Neste trabalho, realizamos uma avaliação diagnóstica por meio da aplicação de um exercício de leitura de um artigo de divulgação científica e questões de compreensão extraídos do material didático elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2018 (denominado Caderno da Cidade) e utilizado por alunos do 7º ano dessa rede de ensino. A partir das teorias postuladas por BARBOSA (1999; 2009), CIAPUSCIO (2014) e SEIDE (2012), observaremos de que maneira o texto especializado e a terminologia que o constitui são explorados em tais exercícios e compreendidos pelos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012. (Estratégias de Ensino; 28).

BARBOSA, Maria Aparecida. Conceitos e denominações: relações e Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. GEL: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo: 1997 – 1999. p. 118-125.

________________________. Terminodidática: recortes epistemológicos e funções pedagógicas. Acta Semiótica et Lingvistica. Sociedade Brasileira de Professores de Linguística – v. 14, nº1, (2009, ano 33). P. 58-71.

BARROS, Lidia Almeida. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Língua e ensino: condições para a aquisição do vocabulário. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. vol. 8, 1999.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Dimensões da palavra. In: Filologia e Linguística Portuguesa. São Paulo: Unesp, n. 2, p.81 – 118, 1998.

CABRÈ, Maria Teresa Castellví. La Terminología: representación y comunicación. Elementos para una teoría de base comunicativa y otros artículos. Barcelona: Institut Universitari de Lingüística Aplicada. Univertat Pompeu Fabra, 2001.

ILARI, Rodolfo. Aspectos do ensino do vocabulário. In: A linguística e o ensino da língua portuguesa. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 45-67. (Texto e Linguagem)

KRIEGER, Maria da Graça; FINATTO, Maria José Borcony. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.

SEIDE, Márcia Sipavicius. Metáforas pedagógicas e metáforas éthicas em textos de divulgação científica. Linguística, vol. 26, dezembro 2011, p. 112-138.

_____________________. Uma nova característica do gênero divulgação científica. Revista Trama, vol. 8, n. 16, 2º semestre de 2012, p. 43-58.

ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.

Published

2019-09-26

How to Cite

DE SOUZA SILVA, Lígia Fabiana.
Terminodidática e desenvolvimento da compreensão leitora por meio do estudo das terminologias em artigos de divulgação científica
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 25–41, 26 Sep. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11339. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

SEÇÃO TEMÁTICA: ESTUDOS DO LÉXICO – PERSPECTIVAS