Quincas Borba: as impressões em processo

Authors

  • Fernando Tadeu Triques Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Keywords:

Literatura

Abstract

O cerne do presente trabalho restringe-se à tentativa do estabelecimento de interações entre as posturas impressionistas difundidas na época do seu aparecimento como movimento estético, na segunda metade do século XIX, e as questões estilísticas e temáticas assumidas por Machado de Assis no específico do romance Quincas Borba, que teve sua primeira edição no ano 1891, após cinco anos de edição seriada na revista A Estação – jornal ilustrado para a família. Na aproximação com o movimento Impressionista, entram em destaque as mediações que o autor promove com o suposto conjunto de leitores, especialmente pelo uso do narrador em terceira pessoa, entrecortado pelo autor incluso, induzindo juízos socioculturais com variados pontos de vista e promovendo retardos ou antecipações da trama.  Soma-se, ainda, a mestria do jogo satírico, irônico e sedutor, expondo o íntimo das personagens (não raro, miserável e tolo) e situações fugazes e atomizadas que pendulam cotidianamente entre o público e o privado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Tadeu Triques, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando do PPGLIT – UFSCar

References

AUMONT, Jacques. Lumière, “o último pintor impressionista”. In:_________. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

ASSIS, Machado de. Quincas Borba. In: Obras completas, Vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.

BOSI, Alfredo. Brás Cubas em Três Versões. Teresa revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n.6-7, p. 279-317, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/download/116627/114223. Acesso: 30/06/2019.

CONRAD, Joseph. O Coração das trevas; tradução e introdução Marcos Santarrita. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

FERRERA, Aurélio Buarque de Holanda. Linguagem de Estilo de Machado de Assis, Eça de Queirós e Simão Lopes Neto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2007. Disponível em: https://issuu.com/carlosduarte45/docs/aur_lio_buarque_de_holanda_-_lingua. Acesso: 18/06/2019.

GLEDSON, John. Quincas Borba: um romance em crise. Machado de Assis em linha, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mael/v4n8/a04v4n8.pdf. Acesso em 20/06/2019.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes. 1995.

MACEDO, Helder. Machado de Assis: entre o lusco e o fusco. Colóquio Letras, Lisboa, n. 121/122, jul. 1991, p. 11. Disponível em http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/issueContentDisplay?n=121&p=5&o=r. Acesso: 30/06/2019.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.

QUEIRÓS, Eça. A cidade e as serras. In: Obra completa. Vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

SANDANELLO, Franco Baptista. Entre a Pintura e a Prosa: O Impressionismo Literário no Brasil Oiticentista. In: CARVALHO, João Carlos (Org.). Arte e ciências em diálogo, Coimbra: Gráfico Editor, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/11723099/Entre_a_pintura_e_a_prosa_o_impressionismo_liter%C3%A1rio_no_Brasil_oitocentista. Acesso: 15/05/2019.

[SEM TÍTULO]. A estação: Jornal Illustrado para a Familia. Rio de Janeiro. 15 mar. 1889. N.5, p.33, p&b. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/709816/per709816_1889_00005.pdf. Acesso: 11/08/2019.

TISSOT, James. La Demoiselle de Magasin, 1885. Óleo sobre tela, 146.1 x 101.6 cm. Disponível em: https://ago.ca/collection/object/67/55. Acesso em: 11/08/2019.

Published

2019-12-30

How to Cite

TRIQUES, Fernando Tadeu.
Quincas Borba: as impressões em processo
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 14, p. 79–101, 30 Dec. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12600. Acesso em: 23 nov. 2024.