LEITURA POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA.
Keywords:
Leitura, Prazer, Método, Passo a passoAbstract
Este trabalho apresenta o resultado de pesquisas e intervenção junto a um grupo de 35 alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Antonio Ferreira Barbosa de Iturama, em Minas Gerais, em outubro de 2018, com atividades didáticas por meio do uso de multiplicidade de textos verbais, não verbais e sincréticos como forma de motivação e engajamento. A metodologia privilegiou a leitura e escrita livres, a coleta das primeiras redações, a apresentação do nível fundamental de leitura preconizado pela teoria semiótica de Algirdas Julien Greimas e seus seguidores e uma segunda leitura e escrita que foram coletadas para análise comparativa de 4 das 70 redações coletadas. Os resultados demonstraram, confirmando as pesquisas desenvolvidas por Santos (2014-2019), Amorin, Nakamura e Gomes (2016), Giorno (2017) e Doneli (2020) que um método passo a passo para a leitura e escrita se constitui em ferramenta importante para o aprofundamento da percepção do sentido por parte dos alunos no interior do texto.Downloads
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