PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS VOZES DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Francisco José Gomes Pereira UNEMAT
  • Albina Pereira Pinho Silva UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos UNEMAT

Abstract

As atuais mudanças do mundo contemporâneo, principalmente, no que se refere ao constante e ininterrupto avanço da ciência e das novas tecnologias afetaram, consideravelmente, as práticas de linguagem em suas múltiplas dimensões. Nesse sentido, as novas perspectivas teórica, prática e metodológica dos estudos linguísticos evidenciam novos questionamentos, dilemas, desafios, novas possibilidades ao ensino de línguas/linguagens face às práticas sociais e culturais mais amplas. Isso posto, indaga-se neste estudo: consoante as mudanças produzidas nas diferentes esferas da vida e do trabalho pela necessidade de afastamento social em virtude da pandemia da Covid-19, quais práticas de letramento os/as docentes da área de linguagem têm se apropriado no contexto da educação remota? A pesquisa inscreve-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa, em conjunto com uso de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas por meio de tecnologias e aplicativos digitais. Os dados da pesquisa apontam que as práticas de letramento em tempo de afastamento social são necessárias para empoderamento dos/as alunos/os no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, quanto maior uso das tecnologias digitais verticalmente pelos profissionais de educação menos ocorrem interações e participações dos/as alunos/as. Porém quanto mais o profissional da educação busca usar o contexto dos/as alunos mais ocorrem a reciprocidade, a interação, a participação, a cooperação entre professor/a e aluno/a nas aulas remotas, pois somente assim, as práticas de letramento de linguagem serão reflexivas, inclusivas e libertadoras.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco José Gomes Pereira, UNEMAT

Graduado em Teologia, Faculdade Teológica Batista Equatorial (FATEBE), em Belém do Pará, 2011. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Sinop. Atualmente, discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLETRAS) pela mesma Universidade.

Albina Pereira Pinho Silva, UNEMAT

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop, atua no Curso de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (UNESP). Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atua nos Cursos de Pedagogia e Letras e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e Mestrado Profissional em Rede – PROFLETRAS e Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS).

References

ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmREDE Revista de educação a distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2020.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem no mundo digital. In: _______. (Orgs). Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 38 maio/ago. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/10.pdf>. Acesso em: 11 jul 2020.

DUARTE, Rosalia. Pesquisa qualitativa: Reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/2002 Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742002000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 nov. 2019.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2020.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista Belo Horizonte | v.26 | n.03 | p.335-352 | dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf>. Acesso em: 13 jul 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo (1921). Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: < https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/571151/4/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_2.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2020.

JORDÃO, Clarissa Menezes. (Org.) A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

LAGARES, Xoán Carlos. Qual política linguística? Desafios glotopoliticos contemporâneos. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2018.

MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Novos Letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 17/1, p. 102-129, jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2020.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade. Reimpressão. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, jan./fev./mar./abr., 2004, p. 5-17. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 jul 2020.

SILVA, Albina Pereira de Pinho; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; MACIEL, Ruberval Franco. Práticas multiletradas potencializadas como uso das tecnologias digitais no contexto do profletras/região Centro-Oeste. Forum lingüístic., Florianópolis, v.17, n.2, p.4 878 - 4 8 9 4 , abr./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2020v17n2p4878/44094>. Acesso em: 16 ag. 2020.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filol. lingüíst. port., n. 8, p. 465-488, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/Master/Downloads/59767-Texto%20do%20artigo%20sem%20identifica%C3%A7%C3%A3o-77204-1-10-20130809%20(1).pdf. Acesso em: 12 maio 2020.

Published

2021-12-04

How to Cite

PEREIRA, Francisco José Gomes; SILVA, Albina Pereira Pinho; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo.
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS VOZES DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 23–47, 4 Dec. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16057. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos