UMA ANÁLISE CRÍTICA DA COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DO GÊNERO INFOGRÁFICO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM

Autores/as

Palabras clave:

Infográfico, Letramento Visual Crítico, Multimodalidade.

Resumen

Este artigo pauta-se em uma abordagem investigativa de cunho interpretativo-qualitativa, para analisar os aspectos de multimodalidade em um corpus de infográficos, extraídos de propostas de redação do Enem (2013-2016), posto que os leitores tiveram que acionar algumas estratégias de recontextualização discursiva para a compreensão dos significados dos textos multimodais das propostas. Entende-se, a princípio, o letramento visual crítico (LVC) como um conjunto de ações retóricas, resultado de um cabedal de habilidades que ajudam o indivíduo identificar, interpretar, analisar, utilizar e criar imagens e mídias visuais como artefatos culturais, situados sócio-historicamente que constroem sentidos. Baseamo-nos teórico-metodologicamente na Análise do Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (2001) e na Semiótica social, trabalhada por Kress & van Leeuwen (2006 [1996]), sobretudo, na Gramática do Design Visual (GDV), com base em sua metafunção composicional, categorizando os aspectos da sintaxe visual/multimodal nos infográficos elencados neste estudo. Considerou-se, portanto, que os textos multimodais estão cada vez mais presentes na estrutura composicional das propostas de redação no Enem e em atividades com a leitura e a escrita multimodais, por serem eficazes na construção de significados sociais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017-2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0073-5632

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Coordenou o projeto ?Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); atua na coordenação de projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte" e "Análise de imagens no livro didático: gramática do design visual para o desenvolvimento de multiletramentos". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. Professora categoria permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE e do PROFLETRAS/UECE. Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGL/CAMEAM/UERN, bolsista PNPD/CAPES, com o projeto - Composição verbo-imagética de textos relativos ao discurso de resistência e de enfrentamento no contexto recente brasileiro em circulação no Facebook.

 

Citas

ALMEIDA, D. B. de. Pelos caminhos do letramento visual: por uma proposta multimodal de leitura crítica de imagens. In: ARAÚJO, A. D. Linguagem em Foco - Revista do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, 2011, p. 53-63. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf> Acesso em: 02 jan. 2018.

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D. Multimodalidade e letramento visual: um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da Anpoll, nº 37, p. 17-36, Florianópolis, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/824/781> Acesso em: 05 jan. 2018.

BAZERMAN, C. Teoria da ação letrada. São Paulo: Parábola, 2015.

BROWETT, J. Critical Literacy and visual texts: Windows on Culture. In: Impact, v.11, n.2, p.24-29, 2002. Disponível: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/sara_oliveira.pdf> Acesso: 09 jun. 2018.

CARVALHO, F. F. Semiótica social e imprensa: o layout da primeira página de jornais portugueses sob o enfoque analítico da gramática visual. 2012. 305f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Anglísticos, Lisboa, 2012.

_______. Semiótica social e literacia para os media: os significados sociais construídos pelas publicidades da revista visão júnior. In: CARVALHO, F. F. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual. Brasília: CEPADIC, 2013.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001 [1992].

FERRAZ, D. M. Visual literacy: the interpretation of images in English classes. In: Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.1 (10. ed.), número especial, p. 16 - 28, jan./maio, 2014.

FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a Gramática do Design Visual em Cartazes de Guerra. In: Almeida, D. B. L. (org.). Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao Blog. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2008, p. 11-31.

FERRAZ, J. A. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua: novas perspectivas discursivas críticas. 2011. 200f. Tese (Doutorado em Linguística), Programa de Linguística da Universidade de Brasília, DF, 2011.

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 139.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 2. ed. Lon-dres, Melbourne, Auckland: Edward Arnold, [1985], 1994.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 179f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2016.

KRESS, G. Multimodal discourse analysis from: The Routledge Handbook of Discourse Analysis Routledge. 16 nov. 2011. Disponível: . Acesso em: em: 13 de Jul. 2018.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communication. Londres: Arnold, 2001 [1985].

______. Reading images. The gramar of visual design. Londres; Nova York: Routledge, 2006 [1996].

MAGALHÃES, C. E. A. de. Cartazes de filmes: um exercício de letramento visual. Pesquisas em Discurso Pedagógico, n. 1. 2013. Disponível: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21811/21811.PDF. Acesso em 11 de jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Parte I: Suportes teóricos e práticas de ensino. In: DIONÍSIO, A. P. et al. (orgs.) Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

______. Linguística Aplicada e a vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

NASCIMENTO, R. G. Do verbal ao visual: uma análise multimodal de infográficos sob a ótica sistêmico-funcional. In: SOUZA, M. et al. Sintaxe em foco. Recife: PPGL / UFPE, 2012. Disponível em: <http://www.pgletras.com.br/wp-content/uploads/2017/08/ebook-sintaxe-em-foco.pdf> Acesso em: 01 jan. 2018.

NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar_lookup?title=+Multiliteracies:+Literacy+learning+and+the+design+of+social+futures&publication_year=2000. Acesso em 13 de jun. 2018.

PAIVA, F. J. de O. Configuração verbo-visual e estratégias de recontextualização em propostas de redação do ENEM. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 2, jul./dez. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4760>. Acesso em: 25 fev. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4760.

PAIVA, F. J. O de.; LIMA, A. M. P. Uma análise multimodal em propostas de redação do Enem (2009 e 2016) sob a perspectiva do letramento visual crítico. Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, v. 3, n. 4, 2018.

PAIVA, F. A. A Leitura de Gênero Textual multimodal: a hipertextualidade do infográfico. Anais ABRALIN. v.2, 2009. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDFVOL2/Microsoft%20Word%20%20Francis%20Arthuso%20Paiva.pdf> Acesso em: 10 jul. 2018.

PINHEIRO, R. C. Letramentos demandados em cursos on-line: por uma redefinição do conceito de letramentos hipertextuais. 2013. 183f. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2013. p. 15-16.

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31.

_______. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

ROCHA F. Imagem e palavra: a produção literária para crianças em livros das autoras/ilustradoras Ângela Lago e Eva Furnari. Monografia (Curso de Graduação em Pedagogia), da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, 2008.

RODRIGUES, C. R. Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais. Revista Práticas de linguagem. v, 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1q0eugzsOwctVOvECrCS53NN96sCz65ga/view. Acesso em: 10 jul. 2018.

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11.

SÁ, R. L. de; MELLO, P. C. de. Multimodalidade: das origens ao ensino de línguas na contemporaneidade. Pesquisas em Discurso Pedagógico. n. 1. 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/34129/34129.PDFXXvmi=. Acesso em: 10 jul. 2018.

SILVINO, F. F. Letramento Visual. In: Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC – I STIS. Nov/2012. Anais... Disponível emhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/stis/article/view/2116/2714. Acesso em: 10 jan. 2018.

STOKES, S. Visual literacy in teaching and learning: a literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v.1, n.1, 2002.

WILEMAN, R. E. Visual communicating. Englewood Cliffs, N. J.: Educational Technology Publications, 1993.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.). The Routledge handbook of applied linguistics. New York: Routledge, p. 668-682, 2011.

_______. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2005.

XAVIER, J. P. Letramento visual crítico: leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos. 2015. 184f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gera

Publicado

2019-09-26

Cómo citar

DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes; PEREIRA LIMA, Ana Maria.
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DO GÊNERO INFOGRÁFICO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 191–214, 26 sep. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11160. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Livre