ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA COLEÇÃO ZIP FROM ZOG: UM PANORAMA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Antonio Ferreira da Silva Júnior
  • Juliana Pereira Rodrigues de Melo

Resumen

Sabe-se que a sala de aula de língua inglesa é um ambiente importante para a formação e (re)construção das identidades sociais dos alunos. Diante disso, este artigo visa refletir sobre o ensino de língua inglesa na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro a partir da implementação do Programa Rio Criança Global, no ano de 2010, e analisar a representação da temática étnico-racial em atividades didáticas da coleção Zip from Zog, adotada pela Secretaria Municipal de Educação para as turmas de Ensino Fundamental I. As questões discutidas pretendem contribuir para a percepção da importância da reflexão sobre raça/etnia na sala de aula de línguas adicionais, visando uma sociedade mais humana e igualitária. Esta reflexão de cunho bibliográfico propõe diálogos entre os documentos oficiais da educação e as Leis (BRASIL, 1998, 2003, 2008, 2013, 2017), a relação entre ensino de língua inglesa e questões étnico-raciais (FERREIRA, 2006, 2014; CAMARGO; FERREIRA, 2014), a construção de identidades sociais na aula de línguas (MOITA LOPES, 1996, 2002, 2005), o papel do livro didático de língua adicional (CAMARGO; FERREIRA, 2014; TÍLIO, 2008; SCHEYERL, 2012) e o papel político do professor (RAJAGOPALAN, 2003, 2006). O artigo propõe uma análise de atividades didáticas com o intuito de problematizar como a temática étnico-racial insere-se na coleção em questão. Após a etapa de análise, percebemos a necessidade no trato de tais questões na aula língua adicional e a contribuição da coleção para a desconstrução da branquitude como norma, mesmo não abordando a temática étnico-racial criticamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-06-16

Cómo citar

DA SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira; DE MELO, Juliana Pereira Rodrigues.
ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA COLEÇÃO ZIP FROM ZOG: UM PANORAMA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 10, p. 122–142, 16 jun. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11597. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Livre