O ESTUDANTE SURDO E O APRENDIZADO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Ana Maria Barbosa de Menezes

Resumen

Este artigo refere-se a uma pesquisa realizada no ano de 1996 que tratou sobre a necessidade da análise crítica do papel da Geografia na escolarização dos Surdos. A reavaliação do papel do professor de Geografia frente às necessidades do estudante Surdo foi o objetivo principal da investigação, que buscou compreender especificamente o processo de ensinagem considerando as possibilidades da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como mediadora das interações professor e aluno em sala de aula. A partir dos resultados obtidos pela pesquisa foi retomada no presente trabalho, a reflexão sobre a prática do professor e a validade de sua ação pedagógica no ensino da Geografia. Para tanto o texto baseou-se nos dados quantitativos e na descrição das situações interativas ocorridas em sala de aula obtidas durante o processo investigativo. As novas constatações, fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa, apontam para a não aceitação de que as limitações de compreensão e expressão do surdo sejam determinadas por suas condições especiais. E, garantem o postulado do uso da Libras na intermediação de conhecimentos específicos da Geografia, que parecem ser minimizados e transformados em saber esvaziado, quando não se tem certezas do que foi ensinado ou aprendido. Conclui-se que a linguagem estabelecida, mediada por uma metodologia que prioriza o ensino do português, não facilita a relação professor ouvinte/aluno surdo.

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Publicado

2019-06-21

Cómo citar

DE MENEZES, Ana Maria Barbosa.
O ESTUDANTE SURDO E O APRENDIZADO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 116–128, 21 jun. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11683. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR: Desafios para a formação educacional dos surdos: línguas de sinais, suas interfaces