ERROS ORTOGRÁFICOS DE CONSOANTES OCLUSIVAS DO PORTUGUÊS DE ALUNOS MOÇAMBICANOS QUE TÊM O EMAKHUWA COMO LÍNGUA MATERNA

Autores/as

  • Carlos António Zimba Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Estudos Africanos, Doutorando em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais.
  • Feliciano Salvador Chimbutane Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Doutorado em Linguística, Professor Associado.
  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pos Doutorada em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona Doutorada em Letras pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Ortografia, Língua segunda, Língua materna

Resumen

Resumo: No presente artigo apresenta-se e discute-se a forma como alunos moçambicanos da 6ª classe, que têm o Emakhuwa como língua materna, fazem o registo ortográfico das consoantes oclusivas do Português como língua segunda, tendo em conta que, diferentemente do Português, o Emakhuwa não apresenta, no seu sistema fonológico, os fonemas sonoros /b, d, g/, possuindo apenas os fonemas surdos /p, t, k/ (cf. Sitoe e Ngunga, 2000; Ngunga & Fakir, 2011). Pretende-se, especificamente, descrever o desempenho ortográfico de consoantes oclusivas do Português de alunos da 6 ª classe que têm o Emakhuwa como língua materna. Para auxiliar na compreensão, criou-se um grupo de controlo que tem Português como língua materna. No âmbito da recolha de dados configurou-se um teste para avaliar o desempenho ortográfico a partir do ditado de imagens. Dentre as conclusões destacou-se o facto de que os participantes que têm o Emakhuwa como língua materna e Português como língua segunda, tiveram dificuldades no registo ortográfico de fonemas oclusivos sonoros que são aqueles que não estão disponíveis no seu sistema fonológico. Outro especto saliente no âmbito das conclusões relaciona-se com o facto de os participantes do grupo experimental terem apresentado um desempenho inferior relativamente ao dos participantes do grupo de controlo no registo ortográfico das consoantes oclusivas.

PALAVRAS-CHAVE: Ortografia; Língua segunda; Língua materna.

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Biografía del autor/a

Carlos António Zimba, Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Estudos Africanos, Doutorando em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais.

Trabalha na Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Estudos Africanos, Doutorando pela Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciencias Sociais

Feliciano Salvador Chimbutane, Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Doutorado em Linguística, Professor Associado.

Doutorado em linguas e educacao pela Universidade de Birminghan, Reino Unido, profesor Associado em Sociolinguistica Educacional.

Areas de investigacao: linguas e educacao, ensino bilingue e sintaxe do Portugues e das linguas bantu. 

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pos Doutorada em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona Doutorada em Letras pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Actua na area de Aquicao da Escrita, principalmente ortografia e a sua relacao com a fonologia.

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Publicado

2020-06-16

Cómo citar

ZIMBA, Carlos António; CHIMBUTANE, Feliciano Salvador; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.
ERROS ORTOGRÁFICOS DE CONSOANTES OCLUSIVAS DO PORTUGUÊS DE ALUNOS MOÇAMBICANOS QUE TÊM O EMAKHUWA COMO LÍNGUA MATERNA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 347–376, 16 jun. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13748. Acesso em: 10 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos