NÍVEL SILÁBICO DA CONSCIENTIZAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA EM ATIVIDADES DE PRONÚNCIA
Palabras clave:
Consciência Linguística, Ensino da Pronúncia, Material DidáticoResumen
Este estudo possui como objetivo contribuir com os estudos relacionados à consciência fonética-fonológica, um dos aspectos da conscientização linguística, especificamente direcionado à aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, a língua inglesa em situação formal de aprendizado. Segundo Alves (2012a), Aquino (2010), Moojen et all. (2013) e Zimmer e Alves (2007) existem diferentes níveis de complexidade que levam à consciência fonológica a se desenvolver em um continuum; definidos na literatura da área como silábico, intrassilábico e fonêmico. Discutimos e ilustramos, especificamente, o nível silábico em atividades relacionadas ao ensino da pronúncia contidas nas coleções de livros didáticos Alive High da Editoração SM e Learn and Share in English da editora Ática. Como resultado obtido após o exame dos materiais de ensino, discorremos que ambas as coleções, destinadas ao ensino de língua inglesa em escolas públicas, investem em diversas e oportunas possibilidades de desenvolver aprendizes conscientes fonética e fonologicamente acerca dos aspectos orais do novo idioma. Nossa análise ilustra as possibilidades de trabalho para o desenvolvimento da conscientização linguística no nível silábico e sua pertinência para o aprendizado de uma língua estrangeira.
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