LEITURA EM VOZ ALTA E PROTOCOLOS VERBAIS: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS NÃO VERBAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Marcos Suel dos Santos Universidade Federal de Alagoas. Discente de doutorado em Linguística do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL)
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL)

Palabras clave:

Elementos não verbais, Leitura em voz alta, Protocolos de leitura.

Resumen

Neste texto, discutem-se os efeitos dos protocolos verbais da leitura em voz alta em associação aos elementos não verbais, sob o viés das categorias paralinguagem, cinésica e proxêmica, que contribuem para a compreensão leitora. Para isso, busca-se verificar em que medida os elementos não verbais e os protocolos verbais contribuem para a compreensão da leitura em voz alta. Desse modo, o trabalho dialoga com a Cognição (processamento da leitura), a Linguística Textual (formulação das perguntas acerca do texto) e a Análise da Conversação (elementos não verbais), em termos teóricos e, consequentemente, fornecem subsídios para as análises dos fragmentos selecionados. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que considera o processo de interpretação dos dados coletados. Os resultados evidenciaram que os protocolos verbais em associação com os elementos não verbais foram essenciais à compreensão do texto, visto que as perguntas direcionaram os informantes a pensarem sobre o texto, enquanto os gestos e expressões faciais e corporais permitiam ao pesquisador observar possíveis dificuldades ou contradições nas falas dos informantes.

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Biografía del autor/a

Marcos Suel dos Santos, Universidade Federal de Alagoas. Discente de doutorado em Linguística do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL)

É doutorando em Linguística (PPGLL) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Letras (ProfLetras) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Letras: português-inglês pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Especialista em Neuroaprendizagem pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduando (especialização) em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Letras pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente é Técnico Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião, Alagoas. Interessa-se pelos estudos da Leitura e Cognição, com foco no processamento de reconhecimento das palavras escritas na leitura em voz alta; nos processos de decodificação; na leitura em voz alta. Além de interessar-se ainda pela área da Linguística Textual. É integrante do GETEL ? Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares, coordenado pela Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira (UFAL)

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL)

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação da UFAL como professora e pesquisadora, atuando na Graduação (curso de Pedagogia). É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL ? Grupo de Estudos do Texto e da Leitura ? Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordena, no momento, um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

2021-01-26

Cómo citar

SANTOS, Marcos Suel dos; SILVEIRA, Maria Inez Matoso.
LEITURA EM VOZ ALTA E PROTOCOLOS VERBAIS: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS NÃO VERBAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 6, n. 17, p. 05–24, 26 ene. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/15227. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos