O ORNITORRINCO É MAMÍFERO COMO NÓS: Por que e para que se ensinar Literatura?

Autores/as

  • Fábio José Santos de Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS)/ Professor Adjunto Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal (PGLB/UFMA)/ Professor permanente http://orcid.org/0000-0003-2932-4968

Palabras clave:

Literatura, Ensino de Literatura, Sociedade contemporânea.

Resumen

Este ensaio tem por objetivo discutir a importância e a necessidade do ensino e do estudo de Literatura no ambiente escolar. O ensaio foi escrito para demonstrar a fragilidade de certas opiniões negativas contra a Literatura, muitas das quais pautadas numa visão altamente utilitarista do conhecimento. Reforçam teoricamente a discussão do ensaio as obras e autores seguintes: Candido (2011) e (2002), Cascudo (2012), Compagnon (2006), Lajolo (1993), entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARISTÓTELES. Arte Poética. In: ___. ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. Introd. Roberto de Oliveira Brandão. São Paulo: Cultrix, 2014.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária do Colégio de França. Trad. Leyla Perrone-Moisés. 14 ed. São Paulo: Cultrix, 1980.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BETTELHEIM, Bruno. The uses of enchantment: the meaning and importance of fairy tales. London: Penguin Books, 1991.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

_______. A literatura e a formação do homem. In: ___. Textos de intervenção. Sel. Vinicius Dantas. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2002.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Global, 2012.

COMPAGNON, Antoine. La littérature, pour quoi faire ? Leçon inaugurale au Collège de France. Paris : OpenEdition Books, 2006.

CULLER, Jonathan. Literary Theory: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

PAZ, Octavio. El arco y la lira. 3 ed. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 9, 2006, p. 17-29.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Publicado

2021-12-04

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Fábio José Santos.
O ORNITORRINCO É MAMÍFERO COMO NÓS: Por que e para que se ensinar Literatura?
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 371–385, 4 dic. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16435. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Ensaio