Uma Experiência de linguagem em O Irmão Alemão de Chico Buarque

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.02

Palabras clave:

O irmão alemão, historicidade da linguagem, fonte primária

Resumen

O romance O irmão alemão, de Chico Buarque, parte de uma fonte primária (carta), encontrada por uma das personagens, que movimenta o desenvolvimento da narrativa e destaca a singularidade das fontes primárias para a História e a Teoria Literárias contemporâneas. Publicado em 2014, o romance realça um cenário global, com fronteiras territoriais fragmentadas, estruturado entre as tensões do que é real/histórico – entrelaçado numa teia fértil da imaginação –, instaurando um campo ficcional. Logo, este estudo objetivou propor uma leitura semiótica do romance, enfatizando a experiência como um aspecto cognitivo da linguagem, cuja materialidade torna possível visualizar o subjetivo das relações humanas, e os conflitos do território globalizado, transnacionalizado. Seguiu o método de pesquisa qualitativa, realizando uma leitura de alguns de seus excertos, com foco na superfície textual, isto é, na linguagem, pautando-se em Benveniste (1989) e Lacan (1982; 1998) dentre outros; bem como Aira (1993), que possibilitou compreender o elemento ficcional como auxiliar do pensamento, e o exotismo no seu aspecto crítico e positivo. Para isto, Schøllhammer (2021) promoveu a compreensão do exotismo como elemento literário de linguagem. Já Santos (1998) e Bhabha (1998) auxiliaram na reflexão sobre o espaço/território transnacionalizado e instância discursiva. Assim, constatou, em O irmão alemão, uma narrativa sustentada pelo viés histórico de uma fonte primária, embora o leitor encontre estímulos semióticos para transitar pelas fronteiras do real e da imaginação, onde o ficcional se instaura iluminando espaços fragmentados brasileiro-alemão, que refletem um contexto globalizado em que ideologias nazistas e ditatoriais ecoam na materialidade da linguagem.

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Biografía del autor/a

Laécio Fernandes Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI); Mestre pelo Programa Profissional em Formação de Professores, ambos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em Educação para Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor da Rede Estadual de Educação do Estado da Paraíba; Bolsista CAPES/CNPq e membro do grupo de pesquisa Teorias do Sentido: discursos e significações (TEOSSENO- CNPq-UEPB).

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I; Professor e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da Faculdade de Letras e Artes (FLA), e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP); e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, líder do grupo de pesquisas Teorias do Sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).

Citas

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Publicado

2025-06-07

Cómo citar

OLIVEIRA, Laécio Fernandes; RODRIGUES, Linduarte Pereira.
Uma Experiência de linguagem em O Irmão Alemão de Chico Buarque
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 01–18, 7 jun. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24138. Acesso em: 27 jun. 2025.