VOO PANORÂMICO
UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA NO CONTEXTO DA PLATAFORMIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.24Palabras clave:
Plataformização da literatura, Autores, Agentes e editoras, Mediadores de leitura.Resumen
Este estudo se concentra nas imbricações entre distintos atores do campo literário no contexto da plataformização da cultura. O objetivo é explorar a produção científica atual sobre o tema da plataformização da literatura brasileira contemporânea. Estabelecemos três categorias de sujeitos, autores, agentes e editoras, influencers de leitura e leitores, para tecer uma revisão narrativa sobre o tema. O cunho qualitativo e o viés exploratório caracterizam esta pesquisa, que adota o procedimento bibliográfico. Selecionamos 12 estudos publicados nos últimos dez anos e os relacionamos, a fim de reconhecer papéis dos citados atores no mencionado contexto. Esses sujeitos hibridizam suas funções, ora atuando como autores, ora como mediadores, ora como agentes literários. Isso configura a emergência do campo literário nas plataformas, o que sustentamos via conceitos de Bourdieu (1996) e de Poell, Nieborg e Duffy (2021). As justaposições entre essas três categorias de sujeitos devem ser consideradas no campo das pesquisas sobre o tema.
Descargas
Citas
ATHAYDE, Manaíra Aires; ROCHA, Rejane Cristina. A circulação da literatura no mundo on-line: Os casos de Clarice Lispector e de Caio Fernando Abreu. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 59, e68054, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2316-40185913. Acesso em: 12 maio 2023.
BEJA, Rui. Do autor ao leitor: o como e o porquê da mediação editorial. In: ANDRADE, António Manuel Lopes; CARRINGTON, Maria Cristina (Coord). Do manuscrito ao Livro Impresso II. Aceiro: Editora Universidade de Aveiro, 2020. p. 367-390. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351054666_Do_Autor_ao_Leitor_-_O_Como_e_o_Porque_da_Mediacao_Editorial. Acesso em: 15 jan. 2023.
BOURDIEU, Pierre. A conquista da autonomia: a fase crítica da emergência do campo. In: BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 63-120.
BRAUN, Julia. Como deve funcionar bloqueio do X, determinado por Moraes após empresa descumprir decisões judiciais. BBC Brasil, [S.l.], 29 ago. 2024. Disponível em:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3vx7pv5dp3o. Acesso em: 06 set. 2024.
DANTAS, Marta Pragana. A circulação da literatura brasileira no século XXI: tradução e mercado editorial. Revista Letras Raras, Campina Grande, ed. esp., p. 153-165, nov. 2019. Disponível em: http://ch.revistas.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1573. Acesso em: 15 jan. 2023.
LA ROSA, Cristina San José de. Literatura iberoamericana en las redes sociales: Coelho, Neruda, García Márquez y Benedetti y su presencia diaria en Instagram. TRIM: Tordesillas, Revista de Investigación Multidisciplinar, Tordesillas, n. 19, p. 61-87, 2020. Disponível em: https://revistas.uva.es/index.php/trim/article/view/4657. Acesso em: 12 maio 2023.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Direitos e esquerdos editoriais. In: LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 59-119.
LIMA, Elizabeth Gonzaga de. Escrita literária no Twitter como estética do tempo. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 18, n. 3, p. 148-163, 2020. Disponível em: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/1869. Acesso em: 12 maio 2023.
MONTARGIL, Gilmar; OLIVEIRA, Eveline do Rocio Santos de Oliveira. bookTubers e a plataformização da crítica literária no YouTube. H2D|Revista de Humanidades Digitais, [S.l.], v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21814/h2d.3568 . Acesso em: 01 jun. 2023.
MORGADO, Marta. Autopublicação: o autor como editor no novo mundo editorial. H2D|Revista de Humanidades Digitais, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 30-51, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21814/h2d.3676 . Acesso em: 12 maio 2023.
NIEBORG, David B.; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.
NUNES, Marília Forgearini; GELLER, Joana Wurth. Educação literária no Instagram: mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados. Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 32, n.1, p. 1-16, e-rte321202303, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64179. Acesso em: 01 jun. 2023.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; DUFFY, Brooke Erin. Platforms and cultural production. Cambridge, UK; Medford, MA: Polity Press, 2021.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 1-8, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001. Acesso em: 15 jan. 2023.
SANTA, Everton Vinicius. O Jogo Autor-Leitor na Literatura do Agora. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 42, p. 209-221, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182013000200014. Acesso em: 12 maio 2023.
SILVA, Franciele Queiroz da. Em boa companhia: escritores e trajetórias profissionais. 2020. 151 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
STELLA, Marcello Giovanni Pocai. Coringas da literatura: Emergência dos (as) os (as) Agentes Literários (as) Profissionais no Brasil. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 224-252, out. 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/70834. Acesso em: 15 jan. 2023.
TOMASENA, José M. Negotiating Collaborations: bookTubers, The Publishing Industry, and YouTube’s Ecosystem. Social Media + Society, v. 5, n. 4, p. 1-12, out./dez., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2056305119894004. Acesso em: 15 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.