A LÍNGUA DE SINAIS E A FONOAUDIOLOGIA: POSSIBILIDADE NA ATUAÇÃO COM OS SURDOS
Resumen
O presente artigo procura demonstrar a relação da surdez e do próprio surdo com a fonoaudiologia e ambos com a Língua de Sinais. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica em referenciais teóricos na área da educação e saúde, voltadas à Língua de Sinais e à Fonoaudiologia, dispostos na literatura. Este estudo, de caráter descritivo, propõe-se a fornecer uma visão da surdez em seus diferentes aspectos fisiológicos e sociais, procurando relacioná-la com a Língua de Sinais, enquanto língua, com suas características gramaticais de aquisição natural do surdo - e da Fonoaudiologia - como área que trabalha essencialmente com a comunicação humana, retirando antigos estigmas que circundou por décadas o fazer fonoaudiológico relacionado à pessoa surda. Ao longo do trabalho, percebe-se que a Fonoaudiologia está intrinsecamente ligada ao surdo e à Língua de Sinais, e que não há mais espaço para o fonoaudiólogo que pretende atuar com a pessoa surda, que não esteja a par do que acontece na atualidade, e que a Língua de Sinais é parte deste novo cenário e deve ser apresentada à família junto com as outras possibilidades de atuação. Espera-se que o texto contribua de maneira efetiva, para reflexão sobre a postura do fonoaudiólogo no trabalho com surdos e a língua de sinais, bem como estimular outros estudos nessa área e fortalecer o processo inclusivo das pessoas com surdez nos espaços sociais.
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