Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
v. 8, n. 22, 2023: Dossiê Temático: Fronteiras na interculturalidade: comunicação, direitos humanos e educação na sociedade contemporânea
v. 8, n. 22, 2023: Dossiê Temático: Fronteiras na interculturalidade: comunicação, direitos humanos e educação na sociedade contemporânea
Publicado:
2023-06-09
Editorial
Editorial
Geruza Silva de Oliveira Vieira, Antônio Sebastião da Silva ; Dílson César Devides
01-06
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
EDUCAR PARA VIVER EM PLENITUDE
Reinaldo Matias Fleuri
07-34
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.1
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS QUILOMBOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA DO CHUMBO E CAMPINA DE PEDRA EM POCONÉ/MT:
LUTAS E RESISTÊNCIAS
Luciano da Silva Pereira, Bruna Maria de Oliveira
35-55
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.2
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INFÂNCIA:
O SER CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Cálita Fernanda de Paula Martins, Dílson César Devides
56-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.3
EDUCAÇÃO E SAÚDE:
PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Geruza Silva de Oliveira Vieira Vieira, Evelyn Rodrigues Vasques Tavares, Kemelly Bastos Gonçalves
74-96
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.4
LITERATURA E INTERCULTURALIDADE:
UMA RELAÇÃO BASILAR AO CONTEXTO EDUCACIONAL
Michelle Mittelstedt Devides
97-119
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.5
DIÁLOGOS COM DRUMMOND:
O AMOR E SEUS DESDOBRAMENTOS
Tereza Ramos de Carvalho
120-134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.6
FIGURAÇÕES DO FEMININO NAS OBRAS DE PAULINA CHIZIANE E GERMANO DE ALMEIDA:
OS CASOS DE SARNAU E JOANA
Diego da Cruz, Marinete Luzia Francisca de Souza, Maria Gabriella Vilela Silva de Jesus
135-154
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.7
MOBILIDADE SEMÂNTICA E FUNCIONAL DO ADVÉRBIO EM ESTRUTURAS FRASAIS DO PB:
A TAXONOMIA TRADICIONAL EM DISCUSSÃO
Geralda Fátima de Souza Rodrigues, Silvana Francisco Guedes Camilo Costa
155-176
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.8
EXPLOSÕES NAS FRONTEIRAS INTERCULTURAIS:
A DINÂMICA DOS CÓDIGOS E LINGUAGENS DA POLÍTICA GLOBAL
Antonio Sebastião da Silva
177-207
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.9
VELHAS E NOVAS CULTURAS DE COMUNICAÇÃO:
TEMPOS DE CONSTRUÇÃO DE REALIDADES SOCIAIS IRREAIS
Jorge Arlan de Oliveira Pereira
208-228
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.10
“CANETADAS”, MEIO AMBIENTE E COVID 19:
COMO O JORNAL FOLHA DE S. PAULO NOTICIOU O “PASSAR DA BOIADA” DO GOVERNO BOLSONARO EM 2020
Barbara Argôlo Soares, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini
229-252
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.11
PODER E RESISTÊNCIA NA INVENÇÃO MIDIÁTICA DA HOMOSSEXUALIDADE NO BRASIL
Lucas de Freitas Santos, Deyvisson Pereira da Costa, Suely Henrique de Aquino Gomes
253-276
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.12
O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A BUSCA PELA DEFESA DA TERRA:
UMA ANÁLISE À LUZ DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA PROTEÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO PERÍODO 2017-2022
Adam Luiz Claudino de Brito, Liegy Divina Onofre de Oliveira
277-303
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.13
O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DOS POVOS INDIGENAS DA AMÉRICA LATINA E O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
Bruna Silveira Roncato Aguiar, Odete Maria de Oliveira
304-333
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.14
MANDATO DE MASCULINIDADE:
ESTRATÉGIAS E DISCURSOS
Luís Antonio Bitante Fernandes, Michelle Moraes Santos
334-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.15
CURRÍCULO E IDENTIDADE INDÍGENA:
UMA ABORDAGEM SOBRE UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
Hugo Heleno Camilo Costa, Delmaci Souza da Silva
353-374
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.16
Desarrollado por
Open Journal Systems
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palabras clave
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
601
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
505
Tom Bombadil e a Instauração do Fantástico no Maravilhoso
394
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
392
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
350
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
304
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
293
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
292
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
242
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
234
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
220
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
203
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
179
O ROMANTISMO EM GUPEVA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
177
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
174
Eva e Lilith: o erotismo e a carnavalização em Caim, de José Saramago
160
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
149
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
145
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
143
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
138