“CÁLICE”: UMA ANÁLISE DAS MARCAS LINGUÍSTICAS E INTERTEXTUAIS
Palavras-chave:
Marcas linguísticas, Intertextuais, Interdiscurso, Gênero canção.Resumo
Esta pesquisa propõe-se a investigar marcas linguísticas e intertextuais presentes na canção “Cálice” para o estudo do plano de análise de discurso, conforme propõe Adam (2008). Para isso, toma-se a categoria linguística – colocação lexical – proposta por Adam (2008) e, para a interdiscursividade, segui-se as de Maingueneau (1997; 2008) – universo discursivo, campos discursivos e espaço discursivo – que complementam o referido plano da análise de discurso em Adam (2008). Faz-se, inicialmente, um paralelo entre os pontos de vista dos teóricos, contrastando o posicionamento segundo a Linguística Textual do Discurso, conforme Adam, e a Análise do Discurso delineada por Maingueneau. Em seguida, analisa-se em que aspectos essas áreas de estudo se aproximam e se complementam no sentido de se compreender melhor o plano mencionado. Na análise, deteve-se nas marcas linguísticas de colocação lexical e nas estratégias intertextuais encontradas na letra da canção, demonstrando o modo como essas marcas influenciam na construção da tessitura textual. Verifica-se que essas marcas não só colaboram, mas são importantes para a construção dos sentidos pretendidos pelos compositores, principalmente, pela presença da intertextualidade que perpassa os dois planos – textual e discursivo. Donde concluí-se que o gênero apresenta ora discurso religioso ora discurso político-reacionário para compor o tecido textual pretendido.
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