Andarilha em desdobramento: a poética multimodal de Deisiane Barbosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.07

Palavras-chave:

Literatura, Corpo, Performance, Escrita-andarilha, Multimodalidade

Resumo

Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, é uma pequena cidade com ar colonial e com uma arquitetura barroca que espirala as temporalidades. Resguarda mistérios ancestrais e contemporaneidades singulares. Cenário, lugar de pertencimento, urbe: cachoeiras de possibilidades. É a partir desse território de oferendas que a artista multissemiótica e escritora plural, Deisiane Barbosa, caminha para o extrapolamento das suas produções. Caminhante pelas fronteiras e errante entre as linguagens artísticas, a poeta oferece um ebó de percepções cotidianas, de olhares sensíveis ao corpo, à escrita, à oralidade, à performance. Amparada em uma rede, ora solitária, ora inundada por outras mulheres, Deisiane reverbera suas produções artísticas no entrelugar das linguagens e das concepções. Nesse caminho tortuoso e multifacetado, cujo/a andante se faz no processo do caminhar, o artigo se propõe a perambular pelas trilhas e pelas linguagens artísticas da Deisiane Barbosa, focalizando as produções de Cartas a Tereza e seus desdobramentos em vídeos-performances.

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Biografia do Autor

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB)

Professora Adjunta III do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Letras pela UCDB (2000). Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS (2010). Doutora em Estudos Literários na Unesp/Araraquara (2015). Fez Estágio Pós-Doutoral em Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais, do Programa de Pós-Graduação Literatura e Cultura - UFBA, com a supervisão de Lívia Natália; com o tema "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos e velhas fronteiras" (2021). Tem experiência em Estudos Literários, atuando principalmente nas seguintes vertentes: Poética e Narrativa, Autoria feminina negra, Manoel de Barros, Morte, Memória, Poética Pós-Moderna, Literatura africana de língua oficial portuguesa feminina e Leitura e Produção de textos acadêmicos. Vice-líder do Grupo de pesquisa da UFRB "CEL - Culturas, Estéticas e Linguagens". Lidera, juntamente com a profa. Dra. Viviane Ramos, o grupo de pesquisa "Poiéticas: arte, cultura, corporalidade e temporalidades da/na autoria feminina". Integrante do Projeto de Pesquisa "Cidades e festas: as ambivalências do Recôncavo da Bahia" e "A relação entre trabalho, gênero e cultura popular nas festas de Santo Amaro (BA)", ambos com financiamento do CNPq. Coordena o Projeto de pesquisa "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos". Membro do Corpo editorial da revista Trilhos (UFRB), Editora da Revista Extensão (PROEXC-UFRB) e é integrante da Comissão consultiva da editora Pangeia. Coordenou o curso de Especialização Lato Sensu de "Cidadania e Ambientes culturais", do CECULT; e o curso de Graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicada (BICULT/CECULT-UFRB). Foi chefa da Coordenadoria de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC-UFRB). Coordena o Programa de Extensão em Línguas, Linguagens Artísticas e Formação Continuada (ProLLi). Foi chefa do Núcleo de Cultura e Territórios da PROEXC-UFRB e Coordenadora do PIBID da Licenciatura em Música do CECULT.

Viviane Ramos de Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB)

Viviane Ramos de Freitas é Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA - Universidade Federal da Bahia (2017), mestre em Cultura Moderna pela UCL - University College London (Inglaterra, 2012), mestre em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela UFBA (2006), graduada em Letras com Inglês UFBA (2002) e em Administração de Empresas UFBA (1994). É professora adjunta de língua inglesa e literatura do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena o projeto de pesquisa "Corpo, temporalidades e memória nas literaturas afro-brasileiras de autoria feminina" e é colaboradora dos projetos "Estudos críticos da literatura contemporânea do Recôncavo da Bahia" (UFRB) e "Literaturas de autoria feminina negra: novos trânsitos". Colabora também como Membro do Projeto de Pesquisa "Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas (PROBRAL/DAAD) e pesquisadora do projeto "Black Atlantic Revisited African and South American UNESCO World Heritage Sites and Shadowed Spaces of Performative Memory", Africa Multiple Cluster of Excellence - Bayreuth Academy of Advanced African Studies - Universidade de Bayreuth (Alemanha). Integra a equipe do Programa de Extensão "Línguas, Linguagens Artísticas e Formação Continuada" CECULT/UFRB (PROLLI) e do Programa de Extensão em Língua Inglesa CECULT/UFRB (PROELI). Lidera, juntamente com a Profa Dra Waleska Martins, o grupo de pesquisa "Poiéticas: arte, cultura, corporalidade e temporalidades da/na autoria feminina" e é membro dos grupos de pesquisa "FIPE - Formação e Investigação em Práticas de Ensino" (UFRB) e "Mulheres na Literatura - Maria Firmina dos Reis" (UNIFAP). Concentra seus interesses de pesquisa nos diálogos entre literatura e outras artes, literatura e medialidades, literatura e estudos de gênero, poéticas da corporeidade, temporalidades e formas de escrita contra-hegemônicas, e nas configurações de exílio feminino nas literaturas e manifestações artístico-culturais afro-brasileiras, caribenhas e africanas.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

CUNHA, Rubens da; MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira; FREITAS, Viviane Ramos de.
Andarilha em desdobramento: a poética multimodal de Deisiane Barbosa
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 25, p. 01–22, 8 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24144. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Literatura, interfaces e relações transestéticas