Bacellar e Beça: um exercício de tradução de haikai
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.04Palavras-chave:
haicai, Amazônia, tradução, sinestesiaResumo
O haicai como gênero poético é difundido em muitos lugares do mundo. No Brasil, onde há a maior população de descendentes de japoneses além do próprio Japão, o haikai foi assimilado de duas maneiras: por meio de poetas brasileiros escrevendo em português e poetas imigrantes escrevendo em japonês. O haikai em português foi assimilado e adaptado, combinando-o com o vocabulário local relacionado à natureza igualmente específica de cada região. No Amazonas, dois dos maiores expoentes do haikai são os poetas Luiz Bacellar e Aníbal Beça. Este artigo apresenta brevemente alguns de seus poemas encontrados nos livros "Satori", de Bacellar, e "Folhas da Selva", de Beça. Como nicho a ser explorado, selecionamos alguns que utilizam recursos sinestésicos, a fim de traduzi-los e, nesse exercício, refletir sobre as escolhas tradutórias.
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Referências
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