A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: da fruição à construção do sentido

Autores

  • Valnecy Oliveira Corrêa Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Antônia Cláudia de Carvalho Rocha Secretaria de Estado da Educação do Piauí - SEDUC - PI
  • Sandra Maria Lemos Campelo  Secretaria de Estado da Educação do Piauí - SEDUC - PI

Palavras-chave:

Crônica, Literatura, Leitura, Interação, Sentido

Resumo

Este  artigo  apresenta  um  trabalho  com  a  leitura,  ancorado  na  perspectiva sociocognitiva, na qual o texto é concebido como o lugar da interação autor e leitor; o sentido é uma construção coletiva e o leitor é um ser ativo, que aciona vários tipos de conhecimentos em situação de interação com o texto. Isto posto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de leitura, realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Nesse relato, expõe-se como se deu  o  processo  de  leitura  e  análise  dos  textos  Capítulo  do  Gênesis,  crônica  de  Carlos Drummond de Andrade,  e os  capítulos 7  (versículos 17-24)  e 8  (versículos 1  ao 22) do  livro bíblico  de Gênesis. Para  tanto,  tem-se  como  fundamentos,  no  âmbito  da Linguística,  a  teoria Sociocognitiva e o modelo interativo de leitura. Em Literatura, busca-se fundamentos na Teoria da Recepção, mais  especificamente os  estudos desenvolvidos por  Iser  (1979) Jauus  (1979). O texto  traz  a  sequência de  trabalho  e  as principais constatações  feitas durante  a  sua  realização. Traz,  ainda,  a  defesa  de  que  a  leitura  de  textos  literários,  em  contextos  de  ensino  e aprendizagem, deve mobilizar um comportamento ativo do aluno-leitor, criando condições para que  ele  dialogue  com  o  texto,  fazendo  inferências,  estabelecendo  conexões  com  seus conhecimentos e experiências de leitura.  
 
Palavras-chave: Crônica. Literatura. Leitura. Interação. Sentido.  

Abstract

This  article  presents  a  work  with  reading,  anchored  in  the  socio-cognitive perspective,  in which  the  text  is designed as  a place of  interaction between author and  reader, the  sense  is  a  collective  construction  and  the  reader  is  an  active  being, which  drives  various kinds of knowledge in interaction situation with the text. That said, the objective of this study is to report the reading experience, occurred with students from 9th grade of elementary school. In this report,  it exposes how was  the process of reading and analysis of  text Chapter of Genesis,
chronicle of Carlos Drummond de Andrade, and chapters 7 (verses 17-24) and 8 (verses 1-22) the Bible book of Genesis. Therefore, it takes as fundamentals, in the context of Linguistics, the socio-cognitive theory and the interactive model of reading. In literature, it seeks fundamentals in  the  theory of  reception, specifically  the studies developed by  Iser  (1979) Jauus  (1979). The
text  brings  the work  sequence  and  the main  findings made  during  its  implementation.  It  also brings  the  defense  that  the  reading  of  literary  texts  in  teaching  and  learning  contexts,  should mobilize active behavior of the student-reader, creating conditions for him to dialogue with the text, making inferences, establishing connections with their knowledge and reading experience.  
 
Keywords: Chronic. Literature. Reading. Interaction. Sense.

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Biografia do Autor

Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA



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Publicado

2016-06-08

Como Citar

SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; ROCHA, Antônia Cláudia de Carvalho; Campelo  Sandra Maria Lemos.
A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: da fruição à construção do sentido
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 1, 8 Jun 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/4750. Acesso em: 25 nov 2024.

Edição

Seção

Seção Livre