LITERATURA E ETNICIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • João Pedro Pereira Rocha

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de assinalar contribuições da Literatura para um ensino de História em sintonia com a Educação das Relações Étnico-Raciais positivas. Tomando a literatura como fonte documental opta-se por uma metodologia que pontua, inicialmente, a relação História, Literatura e Ensino, seguido de uma discussão acerca da aproximação entre Ensino de História e a Educação para Relações Étnico-Raciais e por fim uma análise acerca do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, com vistas a apontar possibilidade de seu(s) uso(s) por professores de história. A obra em questão representa recurso importante ao permitir, em sala de aula, o diálogo com outras linguagens e aconstrução de metodologias que venham abordar de forma problematizadora a relação do negro com a formação da sociedade brasileira no contexto do século XIX, e lançando luzes sobre problemáticas atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-27

Como Citar

ROCHA, João Pedro Pereira.
LITERATURA E ETNICIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 3, n. 8, p. 26–45, 27 Set 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9846. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Maria Firmina dos Reis, escritora e jornalista