CONSUMO, LOGO SOU FELIZ (?): a relação entre consumo e felicidade no filme 'OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM'

Autores

Palavras-chave:

Consumo. Consumo simbólico. Significado. Felicidade.

Resumo

RESUMO:  A prática do consumo ocupa um lugar central na contemporaneidade. Atualmente, os indivíduos realizam suas compras não levando em conta apenas os aspectos funcionais dos bens, mas os significados que o ato do consumo simbólico carrega. Assim, o consumo mostra-se indispensável para a compreensão do cenário contemporâneo, de modo que possibilita uma profunda reflexão sobre a felicidade que a aquisição desses bens proporciona nos indivíduos. A partir dessas reflexões, o presente artigo objetiva analisar a relação entre consumo e felicidade no longa-metragem Os Delírios de consumo de Becky Bloom (2009). Para tanto, utilizará autores que versam de forma relevante sobre o referido tema como Featherstone (1995), Douglas e Isherwood (2004) e Bauman (2008).

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Biografia do Autor

Rondinele Aparecido Ribeiro, UNESP-ASSIS

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-ASSIS).

Larissa Ribeirete Cavazzana Pimentel, UNOPAR-PR

Especialista em Gestão de Pessoas pela UNOPAR (área de conhecimento Ciências Sociais, Negócios e Direito).

Referências

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUMAN, Zigmunt. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

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SLATER. Don. Cultura do Consumo e Modernidade. São Paulo, Nobel, 2002.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Ribeiro, R. A., & Pimentel, L. R. C. (2020). CONSUMO, LOGO SOU FELIZ (?): a relação entre consumo e felicidade no filme ’OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM’. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13717

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional