Considerações sobre o capitalismo e a pandemia
Palavras-chave:
Capitalismo. Estado. Pandemia. DesafiosResumo
Este artigo, tem, dentre outros objetivos, ampliar a compreensão da organização e do funcionamento do modo de produção capitalista, bem como analisar o seu processo de atuação e as suas consequências atuais, especialmente no contexto da pandemia decorrente do Coronavirus. Metodologicamente, ampara-se na literatura, especialmente, do filósofo e sociólogo italiano, Maurizio Lazzarato. É um estudo descritivo, reflexivo e analítico de considerações sobre o modo de produção capitalista e seus desdobramentos no atual cenário socioeconômico mundial, e na relação desse modo com as questões vinculadas à pandemia. Esta produção evidencia, também, os sinais dos limites ou da insustentabilidade econômica, política e ambiental do modelo de produção capitalista. Além disso, ressalta a incapacidade e desinteresse dos capitalistas em contribuírem na resolução dos problemas gerados, a omissão ou negligência dos Estados Nacionais e as consequências e as possibilidades do contexto pandêmico sobre a sociedade. Por fim, aponta que a sociedade humana tem a necessidade de estabelecer relações sustentáveis consigo e com a natureza.Downloads
Referências
BRUM, Argemiro J. Modernização da Agricultura: trigo e soja. Ijuí. Ijuí: Ed. Unijuí, 1985.
BRUM, Argemiro J. Desenvolvimento Econômico Brasileiro. 24. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005
CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Tradução Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
GONÇALVES, Carlos W. P. Palestra para Pós-Graduandos em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis: 04/05/2004.
LAZZARATO, Maurizio. É capitalismo, estúpido! Lobo Suelto: anarquia coroada. 2020. Disponível em <http://lobosuelto.com/maurizio-lazzarato-es-el-capitalismo-estupido/>Acesso em 24 abr. 2020.
MARCHESAN, Jairo. A questão ambiental na produção agrícola: um estudo sócio-histórico-cultural no Município de Concórdia (SC). Ijuí: Unijuí, 2003.
MARCHESAN, Jairo. Homens e Natureza para o capital: o problema da água no espaço rural de Concórdia – SC. In.: SCHEIBE, Luiz Fernando e DORFMAN, Adriana. Ensaios a partir de “A Natureza do Espaço” (Orgs.). Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.
MARCHESAN, Jairo. A água no contexto da suinocultura na Sub-Bacia do Lajeado dos Fragosos – Concórdia (SC). 2007. 315 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2007.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
TENDLER, Sílvio. Encontro com Milton Santos: Mundo global visto do lado de cá. CALIBAN, 2006. Vídeo documentário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.