Considerações sobre o capitalismo e a pandemia
Parole chiave:
Capitalismo. Estado. Pandemia. DesafiosAbstract
Este artigo, tem, dentre outros objetivos, ampliar a compreensão da organização e do funcionamento do modo de produção capitalista, bem como analisar o seu processo de atuação e as suas consequências atuais, especialmente no contexto da pandemia decorrente do Coronavirus. Metodologicamente, ampara-se na literatura, especialmente, do filósofo e sociólogo italiano, Maurizio Lazzarato. É um estudo descritivo, reflexivo e analítico de considerações sobre o modo de produção capitalista e seus desdobramentos no atual cenário socioeconômico mundial, e na relação desse modo com as questões vinculadas à pandemia. Esta produção evidencia, também, os sinais dos limites ou da insustentabilidade econômica, política e ambiental do modelo de produção capitalista. Além disso, ressalta a incapacidade e desinteresse dos capitalistas em contribuírem na resolução dos problemas gerados, a omissão ou negligência dos Estados Nacionais e as consequências e as possibilidades do contexto pandêmico sobre a sociedade. Por fim, aponta que a sociedade humana tem a necessidade de estabelecer relações sustentáveis consigo e com a natureza.Downloads
Riferimenti bibliografici
BRUM, Argemiro J. Modernização da Agricultura: trigo e soja. Ijuí. Ijuí: Ed. Unijuí, 1985.
BRUM, Argemiro J. Desenvolvimento Econômico Brasileiro. 24. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005
CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Tradução Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
GONÇALVES, Carlos W. P. Palestra para Pós-Graduandos em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis: 04/05/2004.
LAZZARATO, Maurizio. É capitalismo, estúpido! Lobo Suelto: anarquia coroada. 2020. Disponível em <http://lobosuelto.com/maurizio-lazzarato-es-el-capitalismo-estupido/>Acesso em 24 abr. 2020.
MARCHESAN, Jairo. A questão ambiental na produção agrícola: um estudo sócio-histórico-cultural no Município de Concórdia (SC). Ijuí: Unijuí, 2003.
MARCHESAN, Jairo. Homens e Natureza para o capital: o problema da água no espaço rural de Concórdia – SC. In.: SCHEIBE, Luiz Fernando e DORFMAN, Adriana. Ensaios a partir de “A Natureza do Espaço” (Orgs.). Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.
MARCHESAN, Jairo. A água no contexto da suinocultura na Sub-Bacia do Lajeado dos Fragosos – Concórdia (SC). 2007. 315 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2007.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
TENDLER, Sílvio. Encontro com Milton Santos: Mundo global visto do lado de cá. CALIBAN, 2006. Vídeo documentário.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.