PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: atitudes em relação ao consumo, materialismo e influência de pares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.14

Palavras-chave:

Comportamento ambivalente, Impulsividade, Commpulsividade, Identidade

Resumo

Pode-se considerar escolhas de consumo como resultado de decisões pessoais, mas pesquisas têm sinalizado ligação substancial entre o consumo, o materialismo e a influência dos pares. Este estudo objetivou investigar a associação entre materialismo, atitudes em relação ao consumo/compra e influência de pares nas decisões de consumo, para tanto utilizou três escalas: atitudes em relação ao consumo/compra, materialismo e influência dos pares nas decisões de consumo. Participaram 153 professores da educação básica. A análise dos dados foi feita por meio da correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Pelos resultados os docentes valorizam fortemente o consumo consciente e racional no discurso, mas agem impulsivamente nas decisões de compra. Identificou-se coexistência de estilos de consumo racionais, impulsivos e compulsivos, mostrando ambivalência comportamental. A influência dos pares, consumo impulsivo e consumo compulsivo foram preditores do materialismo entre os docentes. 

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Biografia do Autor

Sônia Bessa, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), doutora e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas (Lima/ UEG/CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista (Geadec/CNPq).  Colaboradora no Laboratório
de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Econômica/consumo, Educação Matemática e Formação de professores.

Elton Anderson Santos de Castro, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência nas áreas de Química, com ênfase em Química Computacional, e Educação, com ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.

Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2022), Pós-Doutorado em Educação (UEL, 2014), Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003) Mestrado em Educação (UNICAMP,1999), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2003, ISCA/Limeira), Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Campus de Marília) e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, atuando no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e destaque para os seguintes temas: conhecimento social, dificuldades de aprendizagem, construtivismo e educação, epistemologia e psicologia genéticas, jogos de regras, educação infantil, interação social e sociometria. Líder do GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista/CNPq. Membro da ISP - International Society of Psychopedagogy. 

Maria Belintane Fermiano, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação na área de Desenvolvimento Humano e Educação/UNICAMP; mestre em Psicologia da Educação/UNICAMP; bacharel em Ciências Econômicas /PUC-Campinas; Pedagoga; Secretária de Educação 2005/2006 na Prefeitura Municipal de Sumaré; Supervisora de Ensino e diretora de escola da Prefeitura Municipal de Sumaré.Docente nos vários níveis de educação: infantil, fundamental, médio e universitário. Professora nas Faculdades NetWork/Nova Odessa; Especialista em didática em História e Geografia. Especialista em Educação financeira e consumo consciente para escolas e família.Pesquisadora e membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/UNICAMP. Autora de vários livros na área de metodologia de História e Geografia; infantis; educação econômica; paradidáticos para adolescentes sobre dinheiro. Faço pesquisas na área da alfabetização econômica com diferentes faixas etárias. Juntamente com a professora Dra. Valéria Cantelli, criamos um programa de Educação Econômica: financeira e de consumo inteligentes.Em minha tese de doutorado estudei os hábitos de consumo e midiáticos, identidade e laços familiares de 423 pré-adolescentes da Região Metropolitana de Campinas. Me dedico à pesquisa e estudos sobre Educação para o consumo, a influência o marketing na formação de crianças e adolescentes; socialização do consumidor (hábitos de consumo de famílias, crianças, adolescentes e adultos). Sou uma das coordenadoras do GAEEC - Grupo de Alfabetizaçao Econômica e Educaçao para o Consumo, do Laboratório de Psicologia Genética/ Faculdade de Educaçao/Unicamp. Membro da REBRINC, Rede Brasileira Infância e Consumo 2013-2017. Defendo uma infância livre de consumismo, com mais brincadeiras e tempo junto com a família.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Bessa, S., Castro, E. A. S. de, Saravali, E. G., & Fermiano, M. B. (2023). PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: atitudes em relação ao consumo, materialismo e influência de pares. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.14