PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: atitudes em relação ao consumo, materialismo e influência de pares
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.14Parole chiave:
Comportamento ambivalente, Impulsividade, Commpulsividade, IdentidadeAbstract
Pode-se considerar escolhas de consumo como resultado de decisões pessoais, mas pesquisas têm sinalizado ligação substancial entre o consumo, o materialismo e a influência dos pares. Este estudo objetivou investigar a associação entre materialismo, atitudes em relação ao consumo/compra e influência de pares nas decisões de consumo, para tanto utilizou três escalas: atitudes em relação ao consumo/compra, materialismo e influência dos pares nas decisões de consumo. Participaram 153 professores da educação básica. A análise dos dados foi feita por meio da correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Pelos resultados os docentes valorizam fortemente o consumo consciente e racional no discurso, mas agem impulsivamente nas decisões de compra. Identificou-se coexistência de estilos de consumo racionais, impulsivos e compulsivos, mostrando ambivalência comportamental. A influência dos pares, consumo impulsivo e consumo compulsivo foram preditores do materialismo entre os docentes.
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