VAZIOS QUE TRANSBORDAM: REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
O presente texto reflete sobre aspectos do que tem sido definido por “crise na educação” dentro do contexto da sociedade dita como pós-moderna, bem como suas implicações em termos de relações dentro e fora do ambiente escolar. Serão discutidos aspectos como o papel dos docentes neste debate, e para tanto utilizaremos como exemplo de análise a película cinematográfica “O Substituto” (“Detachment”, 2011). Utilizando-nos de referenciais como Bauman, Lipovetsky e Arendt, discutimos a relação entre este suposto momento de crise, associados às propostas de reforma educacional com discursos que colocam o foco no fator docente. No filme em questão, observamos os reflexos da sensação de desesperança que ronda as vidas dos personagens, o que nos faz pensar em um vazio que é também resultado de um excesso de demandas e da impossibilidade de não se envolver com as tantas vidas que ali se entrecruzam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.