VAZIOS QUE TRANSBORDAM: REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Abstract
O presente texto reflete sobre aspectos do que tem sido definido por “crise na educação” dentro do contexto da sociedade dita como pós-moderna, bem como suas implicações em termos de relações dentro e fora do ambiente escolar. Serão discutidos aspectos como o papel dos docentes neste debate, e para tanto utilizaremos como exemplo de análise a película cinematográfica “O Substituto” (“Detachment”, 2011). Utilizando-nos de referenciais como Bauman, Lipovetsky e Arendt, discutimos a relação entre este suposto momento de crise, associados às propostas de reforma educacional com discursos que colocam o foco no fator docente. No filme em questão, observamos os reflexos da sensação de desesperança que ronda as vidas dos personagens, o que nos faz pensar em um vazio que é também resultado de um excesso de demandas e da impossibilidade de não se envolver com as tantas vidas que ali se entrecruzam.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.