DO SISTEMA EDUCACIONAL E O DESAFIO DA FUNDAÇÃO DE UM NOVO HOMEM ENTRE A ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA E A FORMAÇÃO ECONÔMICO-SOCIAL
Palavras-chave:
Educação, Marcuse, Adorno, Humanismo, Bourdieu.Resumo
Detendo-se nas relações entre a organização científico-técnica e a formação econômico-social, o artigo, baseado em uma teoria crítica que correlaciona em sua perspectiva as reflexões de Marcuse, Adorno e Bourdieu, investiga o sistema educacional e a sua condição como locus de reprodução e locus de possibilidades no âmbito de uma organização social que traz como fundamento uma racionalidade produtivista cuja lógica impõe valores e práticas, condutas e comportamentos, necessidades e objetivos, que convergem para um tipo de humanismo e uma espécie de humanidade que resultam dos determinismos histórico-culturais e socioeconômicos, os quais encerram leis que não demandam senão o seu conhecimento e a sua dominação prática por parte do sujeito (agente), cabendo ao processo formativo-educacional o desafio de produzir a sua conscientização e libertação, à medida que perfaz um projeto que implica na fundação de um novo homem e na construção de outra modalidade de existência.
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