DO SISTEMA EDUCACIONAL E O DESAFIO DA FUNDAÇÃO DE UM NOVO HOMEM ENTRE A ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA E A FORMAÇÃO ECONÔMICO-SOCIAL
Mots-clés :
Educação, Marcuse, Adorno, Humanismo, Bourdieu.Résumé
Detendo-se nas relações entre a organização científico-técnica e a formação econômico-social, o artigo, baseado em uma teoria crítica que correlaciona em sua perspectiva as reflexões de Marcuse, Adorno e Bourdieu, investiga o sistema educacional e a sua condição como locus de reprodução e locus de possibilidades no âmbito de uma organização social que traz como fundamento uma racionalidade produtivista cuja lógica impõe valores e práticas, condutas e comportamentos, necessidades e objetivos, que convergem para um tipo de humanismo e uma espécie de humanidade que resultam dos determinismos histórico-culturais e socioeconômicos, os quais encerram leis que não demandam senão o seu conhecimento e a sua dominação prática por parte do sujeito (agente), cabendo ao processo formativo-educacional o desafio de produzir a sua conscientização e libertação, à medida que perfaz um projeto que implica na fundação de um novo homem e na construção de outra modalidade de existência.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor L. W-. Crítica cultural e sociedade. Traduzido por Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. In: Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos: Jorge Mattos Brito de Almeida. Col. Leitura. Tradução de Juba Elisabeth Levy (et al.). 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009b, pp. 45-61;
_________, ____________. Dialética negativa. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009a;
_________, ____________. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995;
_________, ____________. Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos: Jorge Mattos Brito de Almeida. Col. Leitura. Tradução de Juba Elisabeth Levy (et al.). 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009b;
ADORNO, Theodor L. W-; HORKHEIMER, Max. Temas básicos de sociologia. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix/USP, 1973;
BOURDIEU, Pierre. A Distincão: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. 1. ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007;
__________, _____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Correa. 9. ed. Campinas/SP: Papirus Editora, 2008;
__________, _____. Sociologia. Organizador: Renato Ortiz. Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983;
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1975;
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976;
MAAR, Wolfgang L. À Guisa de Introdução: Adorno e a Experiência Formativa. In: Adorno, T. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995;
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Tradução de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967;
QUINIOU, Yvon. Das classes à ideologia: determinismo, materialismo e emancipação na obra de Pierre Bourdieu. Crítica marxista, n. 11, pp. 44-61, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.