DO SISTEMA EDUCACIONAL E O DESAFIO DA FUNDAÇÃO DE UM NOVO HOMEM ENTRE A ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA E A FORMAÇÃO ECONÔMICO-SOCIAL

Auteurs-es

  • Luiz Carlos Mariano da Rosa Espaço Politikón Zôon – Educação, Arte e Cultura, Brasil.

Mots-clés :

Educação, Marcuse, Adorno, Humanismo, Bourdieu.

Résumé

Detendo-se nas relações entre a organização científico-técnica e a formação econômico-social, o artigo, baseado em uma teoria crítica que correlaciona em sua perspectiva as reflexões de Marcuse, Adorno e Bourdieu, investiga o sistema educacional e a sua condição como locus de reprodução e locus de possibilidades no âmbito de uma organização social que traz como fundamento uma racionalidade produtivista cuja lógica impõe valores e práticas, condutas e comportamentos, necessidades e objetivos, que convergem para um tipo de humanismo e uma espécie de humanidade que resultam dos determinismos histórico-culturais e socioeconômicos, os quais encerram leis que não demandam senão o seu conhecimento e a sua dominação prática por parte do sujeito (agente), cabendo ao processo formativo-educacional o desafio de produzir a sua conscientização e libertação, à medida que perfaz um projeto que implica na fundação de um novo homem e na construção de outra modalidade de existência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Carlos Mariano da Rosa, Espaço Politikón Zôon – Educação, Arte e Cultura, Brasil.

- Escritor, poeta e ensaísta, letrista e articulista;

- Teórico da Educação e Filósofo Político;

- Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal, e Quase Sagrado, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil;

- Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR/SP) e Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ);

- Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura.

Références

ADORNO, Theodor L. W-. Crítica cultural e sociedade. Traduzido por Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. In: Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos: Jorge Mattos Brito de Almeida. Col. Leitura. Tradução de Juba Elisabeth Levy (et al.). 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009b, pp. 45-61;

_________, ____________. Dialética negativa. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009a;

_________, ____________. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995;

_________, ____________. Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos: Jorge Mattos Brito de Almeida. Col. Leitura. Tradução de Juba Elisabeth Levy (et al.). 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009b;

ADORNO, Theodor L. W-; HORKHEIMER, Max. Temas básicos de sociologia. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix/USP, 1973;

BOURDIEU, Pierre. A Distincão: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. 1. ed. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007;

__________, _____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Correa. 9. ed. Campinas/SP: Papirus Editora, 2008;

__________, _____. Sociologia. Organizador: Renato Ortiz. Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983;

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1975;

ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976;

MAAR, Wolfgang L. À Guisa de Introdução: Adorno e a Experiência Formativa. In: Adorno, T. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995;

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Tradução de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967;

QUINIOU, Yvon. Das classes à ideologia: determinismo, materialismo e emancipação na obra de Pierre Bourdieu. Crítica marxista, n. 11, pp. 44-61, 2000.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-01

Comment citer

Mariano da Rosa, L. C. (2016). DO SISTEMA EDUCACIONAL E O DESAFIO DA FUNDAÇÃO DE UM NOVO HOMEM ENTRE A ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA E A FORMAÇÃO ECONÔMICO-SOCIAL. Cadernos Zygmunt Bauman, 5(10). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3988