A EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD: Um projeto de melhoramento do homem
Palavras-chave:
Contingência, interdisciplinaridade, EticaResumo
A educação, pensada a partir de Kierkegaard, refere-se ao tipo ético-existencial. Implica não apenas a transmissão de conhecimentos e acúmulo de informações, mas um processo que permite ao indivíduo um constante melhoramento, no sentido de transforma-se a si mesmo e assumir sua vida como tarefa. Para Kierkegaard, existir é um dom e ao indivíduo cabe a tarefa de fazer a si mesmo num processo que só é possível por meio de uma educação baseada na ética enquanto práxis e não enquanto discurso. Nesse sentido, este artigo propõe pensar uma educação transformadora, pautada numa ética capaz de humanizar o humano, possibilitando um melhoramento de si, ao mesmo tempo, promove uma abertura para o outro, e nessa via de mãodupla, acaba por desembocar em processos de transformação social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-29
Como Citar
França, H. A., & Leão, J. O. (2016). A EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD: Um projeto de melhoramento do homem. Cadernos Zygmunt Bauman, 6(11). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5101
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.