A EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD: Um projeto de melhoramento do homem

Autores/as

  • Helysson Assunção França Universidade Federal do Piauí.
  • Jacqueline Oliveira Leão Universidade Federal de Minas Gerais.

Palabras clave:

Contingência, interdisciplinaridade, Etica

Resumen

A educação, pensada a partir de Kierkegaard, refere-se ao tipo ético-existencial. Implica não apenas a transmissão de conhecimentos e acúmulo de informações, mas um processo que permite ao indivíduo um constante melhoramento, no sentido de transforma-se a si mesmo e assumir sua vida como tarefa. Para Kierkegaard, existir é um dom e ao indivíduo cabe a tarefa de fazer a si mesmo num processo que só é possível por meio de uma educação baseada na ética enquanto práxis e não enquanto discurso. Nesse sentido, este artigo propõe pensar uma educação transformadora, pautada numa ética capaz de humanizar o humano, possibilitando um melhoramento de si, ao mesmo tempo, promove uma abertura para o outro, e nessa via de mãodupla, acaba por desembocar em processos de transformação social.

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Biografía del autor/a

Helysson Assunção França, Universidade Federal do Piauí.

Mestrando em Filosofia. Universidade Federal do Piauí.

Jacqueline Oliveira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais.

Drª em Literatura comparada

Publicado

2016-07-29

Cómo citar

França, H. A., & Leão, J. O. (2016). A EDUCAÇÃO EM KIERKEGAARD: Um projeto de melhoramento do homem. Cadernos Zygmunt Bauman, 6(11). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5101