SOCIEDADE DE CONSUMIDORES NA VISÃO DE BAUMAN E DRUMMOND: uma análise comparativa firmada na interdiscursividade nas obras dos autores

Autores

  • Filipe Wesley Gomes do Lago Universidade Federal do Maranhão
  • Jovelina Maria Oliveira dos Reis

Palavras-chave:

Sociedade de Consumidores, Bauman, Drummond, Interdiscursividade, Similaridade

Resumo

Análise comparativa sobre a sociedade de consumidores baseada na obra Vida para Consumo, de Zygmunt Bauman, e no poema de Carlos Drummond de Andrade, Eu, etiqueta. Trata-se de uma pesquisa de método comparativo, na qual é proposta a analogia entre Bauman e Drummond a partir do conceito de interdiscursividade. Busca-se, pois, demonstrar a similaridade presente nas obras com base na convergente visão de seus autores sobre a sociedade de consumidores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Wesley Gomes do Lago, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e-mail: wesley_lago@hotmail.com

Jovelina Maria Oliveira dos Reis

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Adjunta na UFMA, atuando no campo teórico do curso de Comunicação Social da UFMA, e-mail: profajovelina@gmail.com.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BAKTHIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, Neusa. Estreia: “amor por contrato” satiriza o consumismo. [21--?]. Disponível em:<http://br.reuters.com/article/idBRSPE6BM02D20101223>. Acesso em: 22 jan. 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.

CARDOSO, Camille Bropp. Produtos feitos para não durar. [21--?]. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/economia/produtos-feitos-para-nao-durar-eovii6tdglsj8otb616ojxpou>. Acesso em: 06 dez. 2016.

CARMO, Alex Sandro de Araújo. Os Signos do Poema Eu, Etiqueta. [21--?]. Disponível em:<http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/10_Alex.htm>. Acesso em: 07 dez. 2016.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CONCEIÇÃO, Angra de Oliveira da. Uma análise sobre Consumo e Sociedade de Consumidores, baseada no livro “Vida para Consumo”, de Zygmunt Bauman. [21--?]. Disponível em:<http://deolhonaposmodernidade.blogspot.com.br/2012/10/uma-analise-sobre-consumo-e-sociedade.html>. Acesso em: 05 dez. 2016.

DIVAGAÇÕES LIGEIRAS. Consumo, logo existo!. [21--?]. Disponível em:<http://divagacoesligeiras.blogs.sapo.pt/71280.html>. Acesso em: 02 dez. 2016.

JÚNIOR, Arnaldo Nogueira. Carlos Drummond de Andrade. [21--?]. Disponível em:<http://www.releituras.com/drummond_bio.asp>. Acesso em: 02 dez. 2016.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri, SP: Manole, 2005.

______. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARX, Karl. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MUNDO EDUCAÇÃO. O capitalismo e a sociedade de consumo. [21--?]. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm>. Acesso em: 22 dez. 2016.

PANZARIN, Marcia. Consumo eu etiqueta. [21--?]. Disponível em:<http://pt.slideshare.net/marciapanzarin1/consumo-eu-etiqueta>. Acesso em: 22 dez. 2016.

PENA, Rodolfo F. Alves. Sociedade de consumo. [21--?]. Disponível em:<http://alunosonline.uol.com.br/geografia/sociedade-consumo.html>. Acesso em: 13 dez. 2016.

SANTOS, David Moiseis Barreto dos. Zygmunt Bauman: vida, obra e influencias autorais. Cadernos Zygmunt Bauman, São Luís, v. 4, n. 8, p. 83-113, 2014. Disponível em:<http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2893/1119>. Acesso em: 15 jan. 2017.

VIEIRA, José Guilherme Silva. Metodologia de pesquisa científica na prática. Curitiba: Fael, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Lago, F. W. G. do, & Reis, J. M. O. dos. (2016). SOCIEDADE DE CONSUMIDORES NA VISÃO DE BAUMAN E DRUMMOND: uma análise comparativa firmada na interdiscursividade nas obras dos autores. Cadernos Zygmunt Bauman, 6(12). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6225