A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA

Autores

  • Fábio Oliveira Nunes Unesp

Palavras-chave:

artemídia, iconoclastia, arte e tecnologia, contexto tecnológico

Resumo

Este artigo tece reflexões sobre três obras em artemídia do artista transmídia brasileiro Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé: La Vero (2016), Immobile art (2009) e Freakpedia (2007, com Fabio FON). Observa-se que estas três produções reúnem características comuns: partem de elementos do contexto tecnológico para propor premissas radicalmente opostas às expectativas de uso convencional dos meios; acabam por operar em um domínio essencialmente conceitual, onde a ideia da proposição artística se sobressai sobre o objeto em si. Os projetos analisados são capazes de gerar uma tomada reflexiva do público, instigando a pensarmos para além de modelos tecnológicos hegemônicos. 

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Publicado

2018-01-26

Como Citar

Nunes, F. O. (2018). A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(15). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339