A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA

Autori

  • Fábio Oliveira Nunes Unesp

Parole chiave:

artemídia, iconoclastia, arte e tecnologia, contexto tecnológico

Abstract

Este artigo tece reflexões sobre três obras em artemídia do artista transmídia brasileiro Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé: La Vero (2016), Immobile art (2009) e Freakpedia (2007, com Fabio FON). Observa-se que estas três produções reúnem características comuns: partem de elementos do contexto tecnológico para propor premissas radicalmente opostas às expectativas de uso convencional dos meios; acabam por operar em um domínio essencialmente conceitual, onde a ideia da proposição artística se sobressai sobre o objeto em si. Os projetos analisados são capazes de gerar uma tomada reflexiva do público, instigando a pensarmos para além de modelos tecnológicos hegemônicos. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.

FRANCO, Edgar Silveira. Aurora pós-humana: universo ficcional multimídia em expansão. In: DOMINGUES, Diana; VENTURELLI, Suzete (orgs.). Criação e poéticas digitais. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005. pp. 61-72.

FRANCO, Edgar. Immobile art: uma irônica poética tecnológica de contestação. In: Anais do 19° Encontro Nacional da ANPAP. Maria Virginia Gordilho Martins (Viga Gordilho); Maria Herminia Olivera Hernández. (Org.). Cachoeira: ANPAP, EDUFBA, 2010.

FRANCO, Edgar. La Vero: processo criativo de instalação interativa que questiona a obsolescência programada e o colapso global. In: Anais do 26º Encontro Nacional da ANPAP. Luisa Paraguai Donati; Milton Sogabe (Org.). Campinas: ANPAP, PUCCAMP, 2017. No prelo.

FRANCO, Edgar; NUNES, Fabio Oliveira. O Elogio da Insignificância: Uma Poética Libertária no Ciberespaço. In: Anais do 17° Encontro Nacional da ANPAP. Sandra Regina Ramalho e Oliveira; Sandra Makowiecky. (Org.). Florianópolis: ANPAP, UDESC, 2008. p.1680 -1690.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo – Arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras/MAC-USP, 1999.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. E-Compós - Revista da Assoc. Nac. dos Prog. de Pós-Graduação em Comunicação, n.1, dezembro de 2004. 15 p. Disponível em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/15/16>. Acesso em 08 de outubro de 2017.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding media). 3ª ed. São Paulo: Cultrix, 1971.

NUNES, Fabio Oliveira. CTRL+ART+DEL: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Perspectiva, 2010.

READY-MADE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5370/ready-made>. Acesso em: 09 de outubro de 2017. Verbete da Enciclopédia.

RISERIO, Antonio. Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Salvador: Copene, 1998.

SANTOS NETO, Elydio dos. O que são histórias em quadrinhos poético-filosóficas? Um olhar brasileiro. In: Visualidades – FAV-UFG. V. 7. N.1. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18120>. Acesso em 09 de outubro de 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-01-26

Come citare

Nunes, F. O. (2018). A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(15). Recuperato da https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8339