THE SISSY DUCKLING: normatividade de gênero e resistência

Authors

  • Sara Regina De Oliveira Lima Universidade Federal do Piauí
  • Juliana Barros da Silva Universidade Estadual do Maranhão

Keywords:

Literatura infantil, Gênero, Performatividade, Subjetividade

Abstract

A literatura infantil, assim como as demais literaturas, pode viabilizar diversas temáticas e propósitos. Isso se dá por ela ser um fazer artístico intencional, pensada a partir de uma estética, um enredo e um momento que para além da aquisição da linguagem, desempenho acadêmico da criança/adolescente e do uso educativo, pode ser compreendida como fonte de indagações decorrentes de influência social, histórica e cultural. Ao levar isso em consideração é que se objetivou analisar os padrões normativos de masculinidade encontrado na obra The Sissy Duckling, de Harvey Fierstein (2005), que trata de preconceitos, aversão ao diferente e estereótipos de gênero. A análise procurou mostrar o modo com o qual a heteronormatividade apresenta-se e como é possível perceber o seu rompimento por meio de resistências frente ao binarismo de gênero. A pesquisa é de cunho bibliográfico e baseia-se em autores como Butler (2015), Louro (2009), Foucault (2014) e Connell (1995) aos quais abordam sobre gênero e sexualidades. Como resultados é possível afirmar que a obra infantil possibilita questionamentos sobre como é classificado os padrões de gênero impostos a personagem Elmer, além de revelar o seu caráter de resistência frente a tantas violências sociais, psicológicas e físicas vivenciadas por ele.

 

Palavras-chave: Literatura infantil; Gênero; Performatividade

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Author Biographies

Sara Regina De Oliveira Lima, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Literatura pela UFPI e professora da UESPI.

Juliana Barros da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

GRADUANDA EM LETRAS

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Published

2019-12-16

How to Cite

De Oliveira Lima, S. R., & Barros da Silva, J. (2019). THE SISSY DUCKLING: normatividade de gênero e resistência. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(21). Retrieved from https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12323

Issue

Section

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação