Itinerário entre São Luis e Belém em “UM ROSTO DE MENINA”, de Josué Montello
Abstract
Josué Montello é uma das figuras mais consagradas da literatura maranhense, em suas obras reverberam as muitas faces do Maranhão e, em especial, da capital São Luís, cenários de muitos romances, crônicas e diários de sua vasta produção. Este trabalho tem por objetivo analisar sob o viés do espaço a novela “Um rosto de menina” (1983), que narra a experiência de um jovem, quando de sua mudança de São Luís para Belém, com o propósito de cursar a faculdade, fato que condiciona ao jovem uma série de experiências inusitadas, por não estar mais em sua terra natal. Sua estadia em uma pensão, e posteriormente, em uma casa de família, será o foco de nosso de nossa análise, atentando-nos aos sentimentos que o ele postula ao Espaço, muitas vezes, rememorando sua casa e a capital São Luís. As dualidades entre esses dois espaços encontram explicação a partir dos pressupostos da Geografia Humanista Cultural, de base fenomenológica, que forma nosso aporte teórico sobre a expressão do Espaço, do Lugar e de fenômenos relacionados, tais como: Espaciosidade, Apinhamento e Pertencimento. Como principais teóricos para essa abordagem, utilizaremos os trabalhos de Dardel (2015), Tuan (2012, 2013), Relph (2014), Bacherlard (2008) e Feitosa (2012).Downloads
References
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: a natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FEITOSA, Márcia Manir Miguel; MORAES, Cláudia Letícia Gonçalves; COSTA, Janete de Jesus Serra. O entrelaçamento de fios entre a Geografia e a Literatura: a construção de um saber múltiplo. Revista NUPEM (Online), v. 4, p. 185-193, 2012.
HOLZER, Werther. O Lugar na Geografia Humanista. Revista Território. Rio de Janeiro. Ano IV, n° 7. p. 67-78. jul./dez. 1999.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia e prosa. São Paulo: Cultrix, 2012.
MONTELLO, Josué. Um rosto de menina. São Paulo: Difel, 1983.
RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de Lugar In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther, OLIVEIRA, Lívia de (Orgs,). Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SILVA, Rosângela Guedêlha da; FEITOSA, Márcia Manir Miguel; MORAES, Claudia Letícia Gonçalves. A pesquisa interdisciplinar em estudos de paisagem: intersecções fenomenológicas entre a Literatura e a Geografia Humanista Cultural no âmbito do GEPLIT. Revista Cadernos de Pesquisa., São Luís, v. 25, n. 4, out./dez. 2018.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.
______. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.
ZANELA, Agda Adriana. A epopéia maranhense de Josué Montello: desvendando a poética montelliana em quatro romances. Tese de doutorado (Estudos Literários), São Paulo: UNESP, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.