A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
Palabras clave:
Escrita literária, Aluno-Autor, Literatura, Ensino de LiteraturaResumen
A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura. A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor.
Descargas
Citas
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
DALLA-BONA, Elisa Maria. Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
DALLA-BONA, Elisa Maria; BUFREM, Leilah Santiago. Aluno-autor: a aprendizagem da escrita literária nas séries iniciais do ensino fundamental. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 179-203, 2013.
FERRAREZI Jr., C. Pedagogia do silenciamento. 1ª. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
JAUSS, Hans Robert et al. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ed. Ática, 1994.
SEGABINAZI, Daniela Maria; DA SILVA, Raquel Sousa. Ler e escrever literatura também é aula de língua portuguesa. Revista Cerrados, v. 25, n. 42, 2016.
SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho. Aulas de língua portuguesa e literatura: concepções e orientações para uma metodologia de ensino integradora. Revista Linguagens & Letramentos, v. 1, n. 1, p. 124-144, 2017.
STREET, Brian. Letramentos sociais. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TAUVERON, Catherine.L'écriture littéraire: une relation dialectique entre intention artistique et attention esthétique. Repères, Lyon, n. 26-27, p. 203-215, 2002-2003.
TAUVERON, Catherine. A escrita “literária” da narrativa na escola: condições e obstáculos. Revista Educar: Curitiba/PR. s.n. UFPR, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/36286/22633. Acesso em: 29 maio 2018
ZAPPONE, Mirian HY. Fanfics–um caso de letramento literário na cibercultura?. Letras de Hoje, v. 43, n. 2, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.