O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault

Autores/as

Palabras clave:

Corpo, Educação Matemática, Memorização, Relações de poder

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva foucaultiana, o uso do corpo nas práticas escolares propostas pela Educação Matemática, especificamente nas práticas de memorização. O material de análise da pesquisa são exemplares da Revista Nova Escola publicados entre 1986 e 2015, que compreende um recorte de uma Tese de Doutorado. A partir da análise do discurso foucaultiana, destacamos algumas enunciações que nos permitiram refletir sobre os seguintes questionamentos: Como o corpo dos estudantes foram/são sutilmente capturados pelas práticas de memorização? Como as relações de poder engendradas pela disciplina e, posterirormente, pelo controle atuam sobre os corpos nas aulas de matemática?

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Sartori, A. S. T., & Duarte, C. G. (2020). O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485

Número

Sección

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação