Heidegger e a meditação filosófica sobre a arte
Resumen
No presente texto queremos apresentar dois aspectos da crítica à compreensão tradicional dos fenômenos artísticos: uma crítica direta à estética como disciplina filosófica; uma crítica indireta através da crítica dos pressupostos epistemológicos da filosofia moderna. O resultado dessa abordagem deve revelar o quanto a compreensão tradicional da obra de arte, aquela produzida pela estética, oculta a essência da arte. A crítica à estética como disciplina filosófica recoloca a discussão sobre a arte no contexto da meditação filosófica sobre a arte.Descargas
Citas
HEIDEGGER, Martin. Observações sobre Arte - Escultura - Espaço. Artefilosofia, n. 5, jul., 2008, p. 15-22.
______. Introdução à metafísica. 4 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999a.
______. Sobre a questão do pensamento. Petrópolis: Vozes, 2009b.
______. Les séminaires du Thor. In: ______. Questions II et IV. Paris: Gallimard, 2011, p. 356-458.
______. Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012a.
______. Ensaios e conferências. 8 ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012b.
______. Platão: O sofista. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012c.
______. Nietzsche. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
______. Contribuições à filosofia: do acontecimento apropriativo. Rio de Janeiro: Viaverita, 2015.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na pintura em particular. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SILVA, Sara Gomes da. Jackson Pollock e a descoberta do inconsciente na arte americana do pós-guerra. Ars (São Paulo), n. 12, v. 24, 2014, p. 21-40.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.