PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: das propostas às perspectivas no/do processo de interiorização

Autores/as

Palabras clave:

Educação Superior, Universidade, Centro-Periferia, Decolonial.

Resumen

O objetivo é analisar propostas e perspectivas do/no processo de interiorização da pós-graduação no Oeste de SC e Sudoeste do PR. A perspectiva decolonial traz bases epistemológicas necessárias à investigação. Duas questões guiaram as análises: 1) que movimentos estiveram presentes na gênese e consolidação da educação superior nas regiões? 2) quais perspectivas emergem dos principais objetivos/orientações/motivações? Há evidente protagonismo da comunidade regional no processo de implantação e consolidação da pós-graduação. As propostas contemplam compromissos e objetivos focados no desenvolvimento regional, mas  são atravessadas por demandas construídas a partir do paradigma hegemônico da modernidade/colonialidade. As perspectivas sinalizam uma relação do tipo centro/periferia na reprodução de modelos consolidados. Entretanto, os lugares são possibilidades concretas de construção de perspectivas voltadas às sensibilidades de mundo, o que requer certa dose de desobediência epistêmica.

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Biografía del autor/a

João Alfredo Braida, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Titular da Área de Agronomia do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bacharel em Agronomia (UFSM), Mestre (UFRGS) e Doutor (UFSM) em Ciência do Solo. Já atuou como Coordenador de Curso de Graduação, Diretor de Campus e Pró-Reitor de Graduação.

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável  (PPGDR) da UniversidadeTecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR), Doutora em Educação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS), Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia - ESA (2017/2018). 

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Publicado

2021-04-17

Cómo citar

Braida, J. A., & Rubin-Oliveira, M. (2021). PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: das propostas às perspectivas no/do processo de interiorização. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15804

Número

Sección

Perspectivas do Desenvolvimento Regional