Qualidade da água na rede de distribuição da Universidade Estadual de Maringá
Mots-clés :
qualidade da água, redes de distribuição de água, potabilidadeRésumé
A água consumida pode ser um agente de transmissão de doenças. Toda água fornecida à população deve passar por um tratamento adequado. No entanto, a qualidade da água pode ser prejudicada nas tubulações ao longo da distribuição. O presente trabalho teve por objetivo analisar a qualidade da água no decorrer de alguns pontos dentro da rede de distribuição da Universidade Estadual de Maringá. As amostras foram coletadas diretamente da rede. A qualidade da água foi analisada e verificado o atendimento aos padrões de potabilidade da Portaria 2.914/2011. Os resultados mostraram que apenas uma das amostras não atendeu aos padrões de potabilidade, por ser possivelmente de um local de pouco uso e consequentemente com um longo período de permanência. Pode-se afirmar que a qualidade da água na rede de distribuição da UEM atende aos padrões da Portaria, mas deve-se atentar para locais onde pode haver um longo período de permanência.Téléchargements
Références
AMARAL, L. A. et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista Saúde Pública. v. 37, n.4, 2003, p. 510-514.
BELEZA, J. M. B. B. Simulação das concentrações de cloro residual e tri-halometanos em redes de distribuição de água para consumo humano. 185 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 dez. 2011. Seção 1, p. 39.
CAMPOS, J. A. D. B.; FARACHE FILHO, A.; FARIA, J. B. Qualidade sanitária da água distribuída para consumo humano pelo sistema de abastecimento público da cidade de Araraquara – SP. Alimentos e Nutrição. v. 13, n. 1, 2002, p. 117-129.
HELLER, L.; PÁDUA, V. L. Abastecimento de água para consumo humano. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, v. 1 e 2, 2010.
PIEREZAN, M. L. Monitoramento Contínuo do Cloro em Sistemas de Distribuição de Água para Abastecimento. 150 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2009.
SCURACCHIO, P. A.; FARACHE FILHO, A. Qualidade da água utilizada para consumo em escolas e creches no município de São Carlos - SP. Alimentos e Nutrição. v. 22, n.4, 2011, p. 641 - 647.
SOUZA, M. M. D.; SANTOS, A. S. P. Água potável, água residuária e saneamento no Brasil e na Holanda no âmbito do Programa de Visitação Holandês - DVP: Dutch Visitors Programme. Engenharia Sanitária e Ambiental. v. 21, n.2, 2016, p. 387-395.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.