A relevância da percepção do usuário na implantação e uso de técnicas compensatórias de drenagem nas áreas urbanas
Mots-clés :
Drenagem Urbana Sustentável – Técnicas Compensatórias de Drenagem – Percepção do UsuárioRésumé
O processo de expansão urbana promove a impermeabilização do solo que provoca alterações no ciclo hidrológico e, consequentemente, constantes inundações nas cidades. Neste contexto, os princípios de manejo sustentável das águas pluviais evoca o desenvolvimento de baixo impacto, oferecendo medidas mais eficazes à drenagem tradicional. Dada às novas características da drenagem sustentável que traz mudanças na paisagem e no cotidiano das pessoas, se faz necessário o cuidado com a percepção do usuário nos projetos. Por meio de entrevistas aos usuários de área de lazer onde foi implantada uma drenagem sustentável, este trabalho analisa a percepção do usuário e como esta pode auxiliar a potencializar o uso destas novas práticas em áreas públicas. Os resultados alcançados confirmam a relevância do papel da percepção do usuário no desenvolvimento e aplicação de projetos de drenagem integradas ao meio ambiente, ao desenho urbano e às pessoas que convivem e utilizam suas áreas de abrangência.
Téléchargements
Références
BAPTISTA, M.; NASCIMENTO, N; BARRAUD, S. Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana. 2.ed. Porto Alegre, RS: ABRH, 2011.
BRASIL. Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2007.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2010.
GEHL,J. Cidades para Pessoas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
MALARD, M.L. et al. Avaliação Pós-Ocupação, participação de usuários e melhoria de qualidade de projetos habitacionais: uma abordagem fenomenológica. Relatório Final - EAUFMG/FINEP, janeiro de 2002.
TASSI, R.; ALLASIA PICCILLI, D. G.; BRANCHER, S. C.; ROMAN, C. A. Preferências da população de diferentes estratos sociais no manejo das águas pluviais urbanas. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 39-52, jul./set. 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.