EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA, EQUITATIVA E AO LONGO DA VIDA: A agenda 2030 e os organismos internacionais

Auteurs-es

  • Marília Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Patricia Somers University of Texas at Austin.
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mots-clés :

Educação Superior e contextos emergentes, Universidade e bem social estratégico, Gênero e equidade.

Résumé

Este estudo discute as potencialidades para a América Latina e o Caribe a partir de proposições de organismos multilaterais para a educação, conhecida como Agenda E2030. Na perspectiva mundial, esta proposta busca uma visão humanista para a Educação Superior considerada como motor da erradicação da pobreza. São utilizados como fontes de pesquisa os documentos do Fórum Mundial de Educação, da Declaração de Incheon, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Ações Unidas (ONU) e do Marco de Ação (ODS4). A análise considera a questão de gênero. Mas, também trata especificamente da consubstanciação das proposições na IESAL/UNESCO, imbricada na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES2018) e no consequente Plano de ação para um território socioeconômico marcado por desigualdades sociais, no qual os sistemas e as instituições buscam se constituir em um bem social estratégico com vistas à equidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marília Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pós-doutorado na University of Texas. Pesquisadora 1A CNPq. Professora Titular na Escola de Humanidades da PUCRS. Professora Aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Premio Pesquisador gaúcho 2021. Criadora e Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) da PUCRS. Coordenadora da Rede SulBrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Sua produção está voltada a estados de conhecimento, destacando-se: a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa e a Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES).

Patricia Somers, University of Texas at Austin.

Associate Professor in the Program in Higher Education Leadership and Policy at the University of Texas at Austin. She held previous faculty positions at the University of Arkansas at Little Rock and the University of Missouri – St. Louis. She received the Ph.D. in Educational Administration (University of New Orleans), M.A. in Portuguese (University of Illinois) and B.A. in Spanish (Michigan State University). She has received honors for her research NASPA and AAUW and has supervised 70+ doctoral dissertations. Since 2004, she has been a faculty advocate and officer of Texas Association of University Professors. She has co-written a seminal book and 5 articles on campus carry. She also researches students in Brazil and the U.S., affirmative action in the BRICS, and legal issues. She has affiliations with PUCRS and the Federal University of Paraná.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT). É editora associada da Revista Panorâmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA).

Références

ALTBACH, P, DE WIT, H. Perspectiva pós-pandemia para HE é mais sombria para os mais pobres . Notícias do mundo universitário. 2020. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/page.php?page=UW. Acesso em: 11 out. 2021.

AMERICANS FOR TAX REFORM. Republicans have control of 23 states, democrats 15. 2021. Disponível em: http://atr.org. Acesso em: 15 set. 2021.

BALL, M. Moderates: who are they and what do they want? The Atlantic. 2014. Disponível em: https://www.theatlantic.com/politics/archive/2014/05/moderates-who-are-they-and-what-do-they-want/370904/. Acesso em: 18 set. 2021.

BRUNDTLAND, G. et al. Our common future: report of the 1987 World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford Univ., 1987.

COLAROSSO, N. School board passes code to punish teachers over critical race theory. 2021. Disponível em: https://www.newsweek.com/school-board-passes-code-punish-teachers-over-critical-race-theory-after-funding-threat-1635021. Acesso em: 26 ago. 2021.

CRES. Declaração da conferência regional de educação superior da América Latina e do Caribe 2008. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf . Acesso em: 20 jan. 2020.

CRES. Declaração de Buenos Aires. Disponível em: http://iec.conadu.org.ar/noticias/coloquio-regional-balance-de-la-declaracin-de-cartagena-y-aportes-para-la-cres-2018_103. Acesso em: 14 nov. 2020.

CRES. Plan de Acción 2018-2028. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Mr_obMED-yv2RalSeC6L1YeStb1C9tiU/view. Acesso em: 12 abr. 2021.

ENGLAND, P.; LEVINE, A.; MISHEL, E. Gender equity in the United States has Stalled. 2018. Disponível em: https://www.pnas.org/content/pnas/117/13/6990.full.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.

IPEA. Agenda 2030. ODS - Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2018. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 14 fev. 2021.

MENTGES, M.; MOROSINI, M. Educação superior na ibero-américa: sinal dos tempos. In: MOROSINI, M. CERDEIRA, L. Educação superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na universidade. Portugal: Educa, 2019. p. 155-176.

MOROSINI, M. Educação superior na América Latina e Caribe: internacionalização e integração acadêmica. In: Conferências UFRGS, 2017, Porto Alegre: Palestras [...]. UFRGS, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cres2018ufrgs/marilia-morosini-discute-a-internacionalizacao-e-a-integracao-acadêmica/ . Acesso em: 11 abr. 2021.

MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 632–650, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659308. Acesso em: 14 abr. 2021.

NEZ, E.; SOUZA, W. C. A prerrogativa do direito na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES) 2018. Educação e fronteiras on-line. , v. 8, p. 96 - 110, 2018. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9439/4975. Acesso em: 21 mar. 2020.

OMS. Painel da Organização Mundial da Saúde (COVID-19). Disponível em:

https://covid19.who.int/. Acesso em: 10 out. 2021.

ONU. Organização das Nações Unidas. World social report 2020: inequality in a rapidly changing world. Disponível em: https://www.un-ilibrary.org/economic-and-social-development/world-social-report-2020_7f5d0efc-en. Acesso em: 14 maio 2020.

QUINZANI, M. A. D. O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da covid-19 e o estado de bem-estar social. Boletim de conjuntura (BOCA). A. II, vol. 2, n. 6, 2020.

REPRESENT WOMEN. U.S. Overview. 2021. Disponível em: https://www.representwomen.org/current-women-representation#us_overview. Acesso em: 10 mar. 2021.

SOTO, V. D. America’s recovery from the 2020 “Shecession.” University of Texas at Austin: LBJ School, 2020.

TANGENCIAL. Manifiesto por la vida por una ética para la sustentabilidad. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/chFvNSQNTGRPq7xy7NTLLGS/?lang=es. Acesso em: 14 out. 2021.

UNESCO. Comisión Internacional. Los futuros de la educación. Aprender a convertir-se. UNESCO, mar. 2021. Disponível em: file:///Users/mariliamorosini/Downloads/375746spa.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

UNESCO. Declaración mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: visión y acción. Paris: Unesco, 1998. Disponível em: https://www.google.com.br/search?ei=XQ8pW4ivA8OOwwTz0YuwBQ&q=cres+conferencia+regional+de+educa%C3%A7ao+UNECO+&oq=cres+conferencia+regional+de+educa%C3%A7ao+UNECO+&gs_l=psy-ab.3..33i160k1l2.52633.53253.0.53421.6.5.0.0.0.0.201.201.2-1.1.0....0...1.1.64.psy-ab..5.1.200....0.DyD-gGkOB4whttp://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:pQZYP2nJT-IJ:www.unesco.org.ve/documents/CRES2018/Segunda-Circular-portugues.pdf+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 20 maio 2020.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 22 fev. 2020.

UNESCO. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e à educação ao longo da vida para todos. Incheón, Coréia do Sul: UNESCO. 2015a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 31 jan. 2020.

UNESCO. Goals to achieve by the year 2030. 2017. Disponível em: https://en.unesco.org/creativity/sites/creativity/files/247785en.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

WOICOLESCO, V. G.; MOROSINI, M.; MARCELINO, JO. M . COVID-19 and the crisis in the internationalization of higher education in emerging contexts. Policy futures in education (online). Set. 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/14782103211040913?journalCode=pfea. Acesso em: 8 out. 2021.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-18

Comment citer

Morosini, M., Somers, P., & Nez, E. de. (2021). EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA, EQUITATIVA E AO LONGO DA VIDA: A agenda 2030 e os organismos internacionais. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17895