Sentidos de identidade de jovens universitários

Auteurs-es

Mots-clés :

Identidade, discurso midiático, juventude.

Résumé

Entre os anos 2010 e 2014, período de preparação para a Copa do Mundo FIFA 2014, o atleta que se insere/apresenta como uma personagem constante na narrativa dos meios de comunicação, capaz de ofertar elementos e sentidos de representação simbólica desencadeadores de constructos comportamentais, ideológicos e imagéticos na audiência de jovens brasileiros é o jogador de futebol Neymar dos Santos Júnior. Este estudo objetiva investigar o processo de identificação de jovens teresinenses universitários com o jogador de futebol Neymar. A amostra foi constituída por 24 jovens universitários, na faixa etária entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos. Como técnica de pesquisa, optou-se por realizar grupos focais. A pesquisa apresenta natureza qualitativa e empregou o método analítico-descritivo para análise dos dados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Francisca Islandia Cardoso da Silva, Fundação Municipal de Saúde

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Servidora Pública da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Références

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 7. ed. Espanha: Lumen, 1984.

GREGOLIN, M.R. Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos (SP): Claraluz, 2003.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

JACKS, N.; ESCOSTEGUY, A.C. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.

KELLNER, D. A Cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX: neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (O espírito do tempo; 1)

PICH, S. A mítica neoliberal, o sistema esportivo, a mídia e o herói esportivo: a construção de uma estória de retalhos de verdade mascarada de verdade revelada. Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 199-227, jan./jun. 2003.

VERÓN, E. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2017-10-14

Comment citer

Silva, F. I. C. da. (2017). Sentidos de identidade de jovens universitários. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(14). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7354